Porto Alegre recebe a Semana de Incentivo ao uso do Sling

Especialista em cuidados infantis reforça a importância do uso do Sling

Reafirmando a importância do uso da versão atual dos antigos carregadores de bebês, utilizados por diversas culturas ao longo dos séculos, especialistas em cuidados infantis debatem neste inicio de outubro sobre a Semana de Incentivo ao uso do Sling. A enfermeira Michele Ferreira, idealizadora do Instituto Sling Aconchego, conversa com clientes, parceiros, mães e pais sobre o tema “Entrelaçados”, que vem do conceito dos têxteis e fios que dão o processo de elaboração dos diferentes carregadores que são usados. “Todos estes fios, uma vez ligados, criam os materiais”, afirma.

Pesquisas recentes mostram que o uso do sling reduz choro, cólicas e refluxo – melhora a digestão pelo movimento constante e a posição vertical, e supre a necessidade de contato físico do bebê.

Os bebês dormem mais e melhor com o embalo contínuo e ouvindo o coração da mãe, ou do pai, o bebê sente como no útero novamente. Isso deixa os bebês mais calmos, alertas e aprendem mais, pois devido à proximidade, os bebês se sentem mais integrados à rotina familiar, melhorando sua capacidade de comunicação e interatividade.

Bebês carregados constantemente têm melhor habilidade motora, senso de equilíbrio e coordenação, tornando-se mais saudáveis e com melhor desenvolvimento.

Entre outros benefícios para os pais, o uso do sling aumenta a praticidade, diexando as mãos ficam para as atividades do dia-a-dia; garante a privacidade e evita hiper-estimulação, mesmo em meio a multidão é possivel evitar que o bebê esteja exposto demais e ele se sente mais seguro e protegido; melhora a comunicação entre mães/pais e o bebê, satisfazendo melhor as necessidades do bebê já que percebe-se os sinais mais sutis dele. Além de ser mais barato que um carrinho e não depender de calçadas apropriadas para uso.

Enfermeira, com Pós- Graduação em Neonatologia e dezessete anos de experiência no cuidado à mãe e ao bebê, Michele Ferreira atua na área hospitalar desde 2000. Com experiência em Obstetrícia e Neonatologia é Mestranda do curso de Avaliação de tecnologias para o SUS. Desde 2008, Michele é docente do curso Técnico em Enfermagem. Além de prestar assessoria ao casal grávido sobre a gestação e o parto, cuidados ao bebê e amamentação e ser Multiplicadora da ONG Criança Segura. Também tem formação como Terapeuta Holística, realizando atendimento com as terapias complementares: Reiki, reflexologia, massagem em gestante e no pós-parto com princípio Ayurveda, Massagem Shantala em bebê.

Mais informações sobre o uso do Sling podem ser solicitados pelo e-mail enfmicheleferreira@hotmail.com ou pelo WhatsApp (51) 984056323.

Comente com Facebook