HRDLEM recebe mutirão para prevenção do câncer colorretal

Foto: João Cordeiro

Com o objetivo de combater o câncer colorretal, a doença inflamatória intestinal e conscientizar a população a respeito de sua prevenção, a Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED) em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, através do Instituto de Gestão e Humanização, promoveu nessa quinta-feira (01), um mutirão de procedimentos no Hospital Regional Deputado Luís Eduardo Magalhães, em Porto Seguro. O evento que faz parte da sétima jornada do aparelho digestivo do interior da Bahia, realizou 30 endoscopias e 30 colonoscopias pelo Sistema Único de saúde em pacientes da região.

Ao todo o mutirão contou com 15 aparelhos de endoscopia com três torres, além da atuação de 15 especialistas associados à Sobed, que com participação de médicos, enfermeiros e toda estrutura oferecida pelo HRDLEM, puderam concluir com sucesso essa iniciativa que acontece pela primeira vez na cidade. “Agradecemos o apoio do Governo do Estado, da Prefeitura e de toda equipe da Unidade que foi muito receptiva e fundamental para dar essa contribuição para a comunidade, alertando da importância da prevenção e da realização do exame no tratamento precoce da doença, que aumenta consideravelmente as chances de cura.” Ressaltou Dr Vladimir Campos, presidente da Sobed – Ba.

No Brasil o câncer colorretal é o 3º mais comum entre os homens e o 2º entre as mulheres, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer. Entre as principais causas, destacam-se o sedentarismo, obesidade, tabagismo, consumo excessivo de álcool e carnes vermelhas e baixo consumo de fibras como frutas e legumes, por isso recomenda-se a realização do exame a partir dos 45 anos, que é quando há maior incidência da doença .

Durante os procedimentos realizados hoje, os casos em que forem identificados lesões ou tumores serão encaminhados para tratamento pelo Sus. Dr George Schreiber Filho, especialista em endoscopia digestiva do Hrdlem, destacou a importância da realização do mutirão para o município de Porto Seguro e região. “Nós conseguimos aqui contando com grandes médicos e toda equipe multidisciplinar da Unidade promover o rastreio precoce e principalmente disseminar o conhecimento entre pacientes e acompanhantes, pois o CCR é passível de prevenção, então, por meio de informação de qualidade e correta, conseguimos diminuir o número de casos e deixar com que menos pessoas sofram e morram em decorrência desse câncer.” Concluiu.

Comente com Facebook