PUBLICIDADE

Filhote de baleia jubarte morre na praia de Taperapuan em Porto Seguro


Um filhote de baleia jubarte encontrado ontem, segunda-feira (27), na Praia da Ponta Grande, em Coroa Vermelha no início da tarde, não resistiu.

Por volta das 20:30 a maré encheu e baleia foi empurrada pelas correntes marinhas para a praia próximo a barraca Pau Brasil, já em óbito.

Na manhã desta terça-feira (28), equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com apoio da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental de Porto Seguro-CIPPA/PS, da Secretaria de Serviços Públicos, isolaram o local, até a chegada dos técnicos do Instituto Baleia Jubarte.

Filhote de baleia Jubarte

De acordo informações de Mackxuel Campeche, coordenador de fiscalização ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. 

“ Entendo que qualquer pessoa ao ver um animal em situação de perigo, todos pensam em ajudar, por várias vezes banhistas tentaram sem sucesso devolver o filhote de baleia Jubarte ao mar, muitos falaram que os Órgãos estavam olhando e não fazendo nada, nós seguimos recomendações do órgão responsável que é o instituto baleia jubarte, que a décadas, cuida, monitora e são a equipe técnica sobre o assunto. Quando ficamos sabendo do encalhe do filhote, entramos em contato com eles e o que nos foi orientado é que não, em hipótese nenhuma deixássemos qualquer pessoa ter contato com o animal, motivo, riscos de contaminação por bactérias ou vírus, pois não se sabe o estado de saúde do animal e ele transmite vários tipos de doenças , como a tuberculose. Pedimos várias vezes e o banhistas não obedeceram até que o corpo de bombeiros e a PM chegaram e conseguimos orientá-los, mesmo sobre tons irônicos e desconfiados pois não sabiam ou não entendiam o risco que estavam ou poderiam ter passados.” Relata Mackxuel.

A área foi isolada para aguardar o pessoal do instituto baleia jubarte que coletaram partes do animal para exame necroscópico, que dirá do que o animal veio a óbito, foi possível segundo o médico veterinário no instituto baleia jubarte, que o animal estava com infecção urinária, coloração interna pálida, diferente dos outros da mesma espécie, e que só após o resultado, poderá realmente indicar a causa da morte.
Mas esses fatores foram essências para que o filhote se perdesse da mãe, desnorteado e levado pelas correntes marítimas chegou e encalhou na costa.
De acordo informações da equipe técnica, nada adiantaria se tentasse levá-lo de volta ao mar, pois sem a mãe , ele não sobreviveria.
Ele mama em média 100 litros de leites por dia, por média de 01 ano. Sendo esse mais uns dos detalhes no qual ele não sobreviveria.
O filhote, um macho com 3,88 de cumprimento e pesava cerca de 01 tonelada.
Equipes do Instituto Baleia Jubarte, da Cippa, do Corpo de Bombeiros, do 8ºbatalhão PM, da secretaria de serviços públicos e da GCM, estiveram presentes na ação.

Redação Namidia News, com informações e fotografias cedidas por Mackxuel Campeche (Departamento de Fiscalização Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente)

Leia mais

PUBLICIDADE