EUA: Oregon descriminaliza cocaína e heroína; 5 estados liberam maconha

Cocaína

O Oregon, na costa oeste dos Estados Unidos, se tornou o primeiro estado do país a descriminalizar a posse e o uso de pequenas quantidades de diversas drogas, incluindo a maconha, a cocaína e a heroína.

A partir de agora, quem for flagrado em posse dessas substâncias poderá pagar uma multa de cerca de US$ 100 (cerca de R$ 565) ou fazer uma consulta médica gratuita para se livrar do vício, sem previsão de prisão.

Outros cinco estados dos EUA decidiram ontem em plebiscito liberar o uso de maconha, sendo eles: Arizona, Nova Jersey, Montana (uso recreativo), Mississipi (uso medicina) e Dakota do Sul (ambos).

Os plebiscitos ocorreram concomitantemente à eleição presidencial entre o democrata Joe Biden e o republicano Donald Trump.

Desde 1996, 33 outros estados dos EUA e a capital (Distrito de Columbia) aprovaram o uso medicinal de maconha, segundo a Organização Nacional para a Reforma das Leis sobre a Maconha.

Ainda de acordo com a mesma organização, outros 11 estados já haviam permitido o uso recreativo da droga desde 1996, e 16, incluindo alguns que já haviam legalizado o uso medicinal, descriminalizaram a simples posse da droga.

“Cogumelo mágico”

O Oregon também se tornou o primeiro estado dos EUA a liberar o uso terapêutico da psilocibina, droga alucinógena conhecida como “cogumelo mágico”.

Os defensores da medida apontam pesquisas que indicam benefícios da droga no tratamento da ansiedade e de outras condições relacionadas à saúde mental.

Agora, o estado estabelecerá um cronograma para mais considerações sobre esta questão e para a criação de uma estrutura regulatória para a droga.

Fonte: Da Redação Namidia News com informações de UOL

Comente com Facebook