Caminhada em Porto Seguro marca o Dia Mundial da Conscientização do Autismo

No dia 2 de abril, em celebração ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, a cidade de Porto Seguro foi palco da primeira caminhada promovida pela instituição ‘Meu Mundo Autista’.

O evento teve como objetivo principal conscientizar a população sobre a importância de respeitar, incluir e promover a compreensão da diversidade do espectro autista na comunidade.

A instituição, que acolhe cerca de duzentas famílias na cidade, oferece suporte diário às crianças e jovens autistas, auxiliando nas batalhas enfrentadas por eles e suas famílias.

Ademir Júnior, fundador do ‘Meu Mundo Autista’, destacou a importância do evento e agradeceu o apoio da comunidade, enfatizando o papel fundamental da conscientização e da busca por direitos para as crianças autistas.

“Eu e minha família sentimos a urgência de criar este projeto em Porto Seguro. Nele, buscamos orientar e apoiar mães e pais no entendimento de seus filhos, ajudando no diagnóstico, oferecendo apoio em suas lutas e desafios diários. Além disso, nossa iniciativa visa principalmente reivindicar os direitos das pessoas com autismo, pois merecem respeito e empatia em todos os aspectos da vida, seja na escola, nas filas dos bancos ou no comércio”, enfatizou.

O advogado Dr. Daniel Ribeiro, representante da instituição, reforçou a relevância da data para combater a discriminação e o preconceito contra os indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

“Apesar dos desafios nas habilidades sociais, comportamentais, fala e comunicação associados ao autismo, é crucial reconhecer que terapias adequadas podem efetivamente elevar a qualidade de vida desses indivíduos. É essencial aumentar a conscientização sobre esse tema e disseminar informações para garantir que nossas crianças, jovens e adultos autistas possam desfrutar de uma vida com mais dignidade”, completa.

Além disso, muitos não sabem, mas no município existe uma lei municipal (1565/2020), de autoria do ex-vereador Bibi Ferraz, em favor dos autistas, que proíbe a comercialização e manuseio dos fogos de artifício com estampido em Porto Seguro.

Os ruídos intensos e imprevisíveis desses fogos podem causar medo, estresse e ansiedade em crianças autistas. Por isso, espera-se que a partir desse evento e do cumprimento da lei, a sociedade promova a conscientização e a inclusão das pessoas autistas em nossa comunidade, oferecendo-lhes um ambiente mais acolhedor e acessível.

Comente com Facebook