PUBLICIDADE

Protesto indígena interdita trecho da BA-986 em Arraial d’Ajuda após decisão judicial

Indígenas da Aldeia Velha bloquearam, na noite desta terça-feira (2), os dois sentidos da rodovia BA-986, em frente à comunidade, no distrito de Arraial d’Ajuda, em Porto Seguro. A manifestação ocorreu como forma de protesto contra uma recente decisão da Justiça Federal relacionada a uma área ocupada pela comunidade.

Segundo lideranças indígenas, o ato busca chamar a atenção das autoridades e da sociedade para a situação enfrentada pelo povo Pataxó. Os manifestantes afirmam que a área em disputa possui relevância histórica, cultural e tradicional para a comunidade.

A decisão judicial determina que a desocupação voluntária da área seja realizada em até 60 dias. O documento também impede a realização de novas construções e loteamentos no local durante esse período.

Em resposta à medida, os indígenas contestam a decisão e defendem o direito de permanência no território. Equipes policiais acompanham a situação no local, enquanto o bloqueio provoca impactos no trânsito da região.

A ocorrência segue em andamento e pode gerar novos desdobramentos nas próximas horas.

Leia mais

PUBLICIDADE