Uma professora dos Estados Unidos salvou um aluno de 9 anos que engasgou com uma tampinha de garrafa enquanto bebia água ma sala de aula.
JaNeice Jenkins, que trabalha na rede pública de Nova Jersey, agiu rapidamente e reproduziu a chamada manobra de Heimlich para “desafogar” o aluno.
“Eu vi que ele precisava de ajuda e simplesmente entrei em ação para ajudá-lo. Ele não conseguia respirar, seu rosto estava bem pálido, e ele tinha um olhar de desespero”, disse Jenkins à TV local.
As imagens mostram um garoto de 9 anos, identificado como Robert, aparentemente tentando abrir uma garrafa de água com a boca. Ele aperta o objeto, a água jorra e a tampinha é lançada para sua garganta.
Engasgado, o menino vai até uma pia, onde tenta ingerir água e expelir a tampa, sem sucesso. Ele, então, corre para a professora e tenta explicar o que havia acontecido.
A diretora da escola de ensino fundamental, Tracey Watkins, comentou a atitude da professora e disse que, se não fosse sua rapidez, a situação poderia ter tido um desfecho trágico.
“Somos muito gratas e orgulhosas da professora Jenkins”, disse Watkins.
Manobra de Heimlich
A manobra de Heimlich foi inventada em 1974 pelo médico de mesmo sobrenome, Henry Heimlich, também nos Estados Unidos.
A prática médica consiste em se colocar atrás da vítima de um sufocamento e provocar a expulsão do que está obstruindo a via aérea com uma forte pressão com as mãos na boca do estômago.
O “abraço”, ou compressão abdominal, é repetido algumas vezes até que o objeto que impede a passagem de ar seja expelido.
Fonte: Da Redação NamidiaNews com informações de g1
Comente com Facebook