Professora de Português dá dicas para evitar erros na hora de produzir a redação nos vestibulares

Em comemoração ao dia da Língua Portuguesa e a proximidade com os vestibulares, a professora Cynthia Pichini destaca pontos importantes para o momento da escrita.

O Dia da Língua Portuguesa celebra a cultura, autores e obras da literatura e língua portuguesa. Celebrada no dia 05 de maio, a data também é comemorada em países onde o Português é a língua materna, tais como: Portugal, Angola, Cabo Verde, Moçambique, entre outros. Aproveitando a comemoração para ajudar vestibulandos na hora da redação nas provas, a professora de Linguista Aplicada ao Ensino de Línguas, Cynthia Pichini, da Universidade São Judas, integrante do Ecossistema Ânima Educação, uma das maiores organizações educacionais do País, listou algumas dicas importantes para evitar erros comuns. 

Considerada uma das partes mais importantes nos vestibulares, a redação gera uma grande expectativa nos estudantes, mas se feita com atenção, torna-se a grande aliada para o ingresso no ensino superior. “Por conta da pandemia, as formas que as universidades tinham para conhecerem seus futuros aluno acabaram se distanciando. A redação é o ponto de encontro entre o vestibulando e as instituições. É nela que o estudante mostrará seu potencial de argumentação, convencimento e, claro, domínio da Língua Portuguesa”, aponta Cynthia. 

Fique atento à proposta e evite vícios gramaticais 

Apesar de simples, a dica é muito importante e pouco utilizada. A professora indica que os vestibulandos leiam atentamente a proposta da redação e os textos de suporte. Assim que entenderem a proposta e os textos, ele terá maior confiança e domínio para construção da redação. Uma vez que o estudante entendeu a mensagem central, é preciso planejar seu conteúdo, mantendo coesão e coerência e sempre utilizando a língua portuguesa padrão, ou como é conhecida, a norma culta, evitando abreviações e vícios do dia a dia. 

A professora Cynthia ainda sinaliza que os estudantes devem reler seus textos, a fim de evitar que entreguem o conteúdo com erros gramaticais comuns, como a utilização incorreta da vírgula, acentos e o mais importante: garantir que estão entregando a redação com o título, que muitas vezes é esquecido pelos vestibulandos. 

Vale lembrar que o vestibular da Universidade São Judas para ingresso no ensino superior no 2º semestre de 2021, já tem data marcada. Vai acontecer no dia 29 de maio e os candidatos podem realizá-lo de forma online ou presencialmente. As inscrições podem ser feitas clicando aqui

Fonte: Redação Namidia News

Comente com Facebook