Três rituais capilares zero lixo para fazer em casa

Entre ervas, óleos vegetais e outros ingredientes, podemos criar muitos rituais no melhor estilo spa em casa, mas sem agredir a saúde nem gerar resíduos. A colunista Marcela Rodrigues (@anaturalissima) ensina como!

A natureza tem solução para tudo. Pense nas questões capilares. Quais as maiores queixas, aquela questãozinha que fez ou faz parte da vida de todo mundo – falta de brilho, força e hidratação power, detox? Saiba que você consegue dar um jeito nisso usando a natureza como aliada.

Entre ervas, óleos vegetais e outros ingredientes, podemos criar muitos rituais no melhor estilo spa em casa, mas de forma responsável: sem agredir a saúde e sem gerar mais resíduos. No entanto, selecionei três dos meus tratamentos capilares naturais e minimalistas para fazer em casa e aproveitar o momento de relax:

Detox do couro cabeludo com argila

Argilas são bem populares por removerem as impurezas da pele, sobretudo em formas de máscaras faciais. Mas elas também podem auxiliar na saúde do couro cabeludo. A lógica é a mesma: ajudam a equilibrar a oleosidade e remover excesso de resíduos e até poluição. No entanto, a argila rosa, que é a mistura da branca com a vermelha, é a mais suave, possui ação suavizante, emoliente e é recomendada para peles desidratas e delicadas. Já a verde, é desintoxicante, bactericida e esfoliante – sendo uma das melhores para eliminar impurezas e oleosidade excessiva. Costumo alternar estes dois tipos.

Como fazer: aos poucos, misture água filtrada a duas colheres de argila até formar uma pasta de textura homogênea. Com um pincel aplique em toda a raiz do cabelo, tomando cuidado para não cair no comprimento dos fios. O terapeuta capilar Rodrigo Tanamati, do Hair SPA C. Kamura, em São Paulo, compartilhou duas dicas: adicionar duas gotinhas de óleo essencial de lavanda junto com a água e, após a aplicação, borrifar água enquanto a argila age. É uma forma de potencializar o efeito do ritual e evitar o ressecamento dos fios próximo a raiz, onde costuma cair argila.

Tônico de chá para brilho extra

As ervas são usadas na beleza desde tempos imemoriais. E suas propriedades vão da pele aos cabelos. Quem nunca ouviu dizer que chá de camomila clareia os fios quando usados sob o sol? O que acontece é que tanto o chá de camomila quanto o de alecrim podem ser ótimos para conferir brilho extra aos cabelos, sendo o primeiro ideal para os mais claros e o segundo ótimo para os escuros.

Como fazer: use ervas secas ou frescas e faça um chá por infusão. Espere esfriar, coe e aplique nos cabelos na última lavagem após o condicionador.

Umectação com óleo vegetal

Sabe quando seu cabelo está opaco, sem vida e poroso? É o momento certo para investir algumas horinhas em uma umectação capilar, tratamento que consiste em aplicar uma combinação de óleos vegetais em todo o cabelo. Neste contexto, o óleo de coco, é um dos queridinhos. Afinal, é rico em triglicérides de cadeia média (TCMs), principalmente ácido láurico, que possui uma alta afinidade pelas proteínas do cabelo. Além disso, o óleo vegetal de semente de uva também é uma ótima opção, além do azeite extravirgem, interessante para cabelos crespos e cacheados (os fios ficam instantaneamente mais sedosos e o efeito acompanha por bastante tempo). 

Como fazer: aplique o óleo vegetal, mecha à mecha, a partir de dois dedos da raiz até a ponta dos cabelos. Deixe agir de uma a três horas. Eu costumo fazer um coque ou uma trança e otimizar o tempo praticando outro ritual de bem-estar. Depois desse tempo, remova com shampoo – talvez você possa fazer duas lavagens para retirar tudo.

Fonte: Revista Glamour

Comente com Facebook