
Dudu Azevedo, Rafael Cardoso e Ricardo Pereira: com os figurinos mais procurados da Globo, eles provam que entendem de moda
Acostumados ao assédio eles estão. A dar autógrafos, tirar fotos, responder sobre a vilania ou o sofrimento de personagens… Mas dar o endereço ou a marca da roupa que usavam quando estavam nesta ou naquela cena é uma novidade para Dudu Azevedo, Rafael Cardoso e Ricardo Pereira. Encarnando Wallace Mu em “Fina estampa”, Rodrigo em “A vida da gente”, e Vicente em “Aquele beijo”, respectivamente, os bonitões têm, hoje, o figurino mais desejado da Globo, na preferência do público masculino, e claro, na do feminino também.
— Pessoalmente, elas têm mais coragem de perguntar do que eles. Mas sabemos que os homens também ligam para saber onde comprar as roupas do personagem — conta Ricardo Pereira, cuja roupa mais pedida na CAT (Central de Atendimento ao Telespectador) é o terno com o qual posou para a capa da Canal Extra.
A exemplo do ator português mais carioca dos últimos tempos, Rafael Cardoso tem nas camisas xadrezes a peça fetiche entre seus ardorosos fãs. A em tons de azul, então, é figurinha certa em muitos armários. Da turma alternativa à mais arrumadinha, todos piram com ela. Mas o que Rafael curte mesmo são os blazers que o arquiteto da novela das seis veste:

— Gosto muito dos blazers que ele usa nessa segunda fase e das camisas também. Até “emprestei” um dos meus casacos para o Rodrigo, um cinza de moletom.
Se você pensa que há um escambo entre ator e personagem, acertou! Após anos trabalhando como modelo, desfilando para grandes grifes e morando na Europa, centro da moda mundial, Ricardo Pereira adquiriu know-how que botaria muito figurinista no chinelo. Ele adora trabalhar em conjunto com a caracterização. Dá palpite, oferece alternativas… Foi assim que praticamente deu a Vicente seus óculos escuros.
— A Sônia Soares (figurinista) estava atrás de óculos que caíssem bem nele, que traduzissem um pouco da personalidade forte e sofisticada que ele tem. Daí, não achávamos nunca. Até que propus os meus óculos mesmo. E eles estão em cena. Um modelo Ray Ban de linhas clássicas — descreve o ator.
Embora não tenha levado nenhuma peça de seu próprio guarda-roupa para a novela, Dudu Azevedo jura que gosta de se envolver em todas as etapas de construção do personagem. E se surpreende de ser de Wallace o figurino mais pedido da novela das nove.
— Não esperava que a roupa de Wallace fosse fazer tanto sucesso. Ele não é o mocinho da trama, né? Mas foi uma grata surpresa ver que ele agrada ao público — avalia o ator, que na maioria das cenas aparece mesmo é descamisado: — O fato de ele ser um atleta faz com que várias cenas sejam sem camisa. É normal que nas cenas de luta e de treino eu esteja gravando descamisado. Mas fora da academia e do octógono, Wallace é um cara como qualquer outro, que tem um estilo mais despojado por ser atleta, que gosta de roupas casuais e confortáveis.

Na lista do despojado, as camisas de malha em gola V, que deixam parte do tórax aparente, estão entre as campeãs de pedidos. Mas a peça de que Dudu mais gosta é um casaco azul, em matelassê, que o lutador usou na primeira cena de “Fina estampa” em que apareceu.
Roupas que dizem muito
Se as grifes que vestem os bonitões na ficção estão faturando mais, este não é o objetivo inicial de uma novela. Para chegar a este ou aquele modelo, a esta ou aquela cor, são necessárias horas e mais horas de pesquisa, provas de roupa, garimpo mesmo. Afinal, a roupa diz muito da personalidade de quem a carrega. Se no início de “A vida da gente”, Rodrigo era apenas mais um garotão brincando de se apaixonar e podia vestir qualquer coisa bem despojada, à medida que sentiu as responsabilidades se acumularem e a arquitetura torná-lo um profissional respeitado, o vestuário também mudou. Entraram os blazers, as camisas de botão, as cores claras e as mais sóbrias.
O mesmo aconteceu com Vicente. A primeira cena dele o mostrava em viagem por Cartagena, na Colômbia, um lugar solar e praiano. Camisas brancas e claras, calças de linho e sandálias confortáveis fizeram parte daquela fase. Ao apresentá-lo como um advogado bem-sucedido, ternos foram feitos sob medida para Ricardo Pereira.
— Estes ternos de dois botões são muito elegantes, e acho que os homens querem o que ele usa por identificarem no Vicente um homem humilde que deu certo na vida. É como se ele representasse o que a grande maioria quer ser — analisa Ricardo.
Sem ir tão longe, Sonia Soares, que idealizou o figurino do personagem, enumera o que gosta de ver o ator usando:
— Jeans com camisa esporte e blazer marinho. A camisa de preferência azul clara, cor que fica linda nele.

Às vezes é muito comum que o elenco leve para casa alguma peça que tenha usado e gostado na novela. Dudu Azevedo diz que ainda não foi o caso dele:
— Pô, a novela ainda não acabou, né?.
EXTRA
Comente com Facebook