Conversar com plantas pode ajudar no crescimento

Segundo pesquisas científicas, falar com as plantas pode ser um hábito mais saudável do que você imagina.

Se você é “mãe” ou “pai de planta”, já deve ter ouvido que uma boa conversa ajuda as mudas a crescerem mais saudáveis. Mitos à parte, existem hoje pesquisas científicas que se debruçaram sobre a questão. E, apesar de poucos, os estudos não excluem que o hábito pode auxiliar no desenvolvimento de diferentes espécies. 

Segundo pesquisa realizada pelo Royal Horticultural Society, o simples ato de dialogar com as plantas faz com que elas ao menos cresçam de forma mais rápida. Para chegar a esta conclusão, o estudo reuniu 10 pessoas, entre homens e mulheres, que leram trechos de livros em voz alta e os gravaram. Cada gravação foi reproduzida por meio de fones de ouvido presos a 10 vasos de tomate, sendo um para cada participante.

Para o experimento, as mesmas condições de solo e cuidados foram considerados durante 30 dias. Os pesquisadores incluíram ainda outros dois vasos que não tiveram o mesmo contato com os humanos. Após um mês, foi constatado que os tomates que “ouviram” seres humanos recitando seus livros apresentaram crescimento mais veloz do que os demais. Com um detalhe: os tomates das mulheres ficaram em média três centímetros mais altos do que dos homens. 

A voz humana e o crescimento das plantas

Apesar da experiência, os pesquisadores disseram não ter certeza de por que a voz feminina funcionou melhor, indicando que isso poderia estar relacionado à maior variação de altura ou do timbre das mulheres. Os resultados do estudo Royal Horticultural Society foram apoiados por outros estudos e teorias, mas a relação exata entre a voz humana e o crescimento das plantas ainda não é consenso entre a comunidade científica. 

Para Wolfgang Stuppy, líder de pesquisa de biologia comparativa de sementes no Kew Gardens, em Londres, conclusões como essa são quase “exotéricas”. “Há poucas pesquisas científicas preciosas sobre o assunto e certamente nenhuma prova científica de que as plantas poderiam se beneficiar de alguém cantando para elas”, diz em entrevista para a BBC. “Isso não significa que seja impossível.”

Há anos, a crença é objeto de estudo ao redor do mundo. No entanto, pesquisadores do Instituto Nacional de Biotecnologia Agrícola da Coréia do Sul descobriram que o crescimento das plantas é estimulado pela música, e o crescimento parecia estar ligado a dois genes relacionados a como as plantas respondem à luz solar.

Seja como for, em tempos de isolamento social, bater um papo com as plantas de casa não parece uma má ideia. 

Fonte: Casa Vogue

Comente com Facebook