10 curiosidades sobre a primeira viagem do homem à Lua

Há 51 anos o homem pisava na Lua pela primeira vez. A missão Apolo 11 entrou para a história quando o comandante Neil Armstrong deixou sua pegada lá. No entanto, tudo foi acompanhado ao vivo pela televisão, aqui na Terra.

Em 20 de julho de 1969, astronautas americanos pisaram pela primeira vez em solo lunar. Além disso, mais de 600 milhões de pessoas acompanharam ao vivo pela televisão. No entanto, isso corresponde a quase 1/3 da população mundial da época.

O comandante da Apollo 11, Neil Armstrong, saiu da cápsula lunar e lentamente desceu os degraus. Ele disse a frase que sintetizou a vitória espacial: “É um pequeno passo para o homem, um salto gigantesco para a humanidade”.

Armstrong deixou a marca do homem na Lua. No entanto, as comemorações não contaram com Neil Armstrong, falecido em 2012. Mas aos 84 anos, Buzz Aldrin (Edwin Aldrin Jr), o outro herói da Apollo 11, segue como porta-voz da missão.

Buzz Aldrin, piloto do módulo lunar, o segundo homem a pisar no solo da Lua, ainda fica emocionado ao recordar os momentos que antecederam aquele pouso histórico. No entanto, ocorreu depois de dez anos de uma intensa preparação, num programa cercado de segredos, era a realização de um sonho.

Lembrou de detalhes que mostram como a missão foi uma aventura do homem. “Assim que saí, fechei a porta do módulo lunar, tomando o cuidado para não ficar trancado. Pois, não havia sequer uma maçaneta do lado de fora”.

Neil Armstrong,  Michael Collins e Edwin Aldrin Jr. Foto: Divulgação/Nasa

10 curiosidades

1 – Em 16 de julho de 1969 Neil Armstrong,  Edwin Aldrin Jr (Buzz Aldrin) e Michael Collins partiram a bordo da nave Apolo 11, de Cabo Canaveral, depois chamado Cabo Kennedy, na Flórida, onde até hoje ocorre a grande maioria dos lançamentos espaciais americanos.

2 – 20 de julho de 1969, um homem pisou na lua pela primeira vez,  foi Neil Armstrong, seguido por Edwin Aldrin, enquanto Michael Collins orbitava na nave.

3 – Cerca de 850 jornalistas de 55 países, falando 33 línguas diferentes, registraram o acontecimento.

4 – Estima-se que entre 600 milhões e 1 bilhão de pessoas (um a cada quatro seres humanos) viram pela TV quando, às 23h56 (horário de Brasília) do dia 20, quando o comandante Armstrong, cuidadosamente ergueu o pé esquerdo e marcou o solo do chamado Mar da Tranqüilidade – a Lua.

 5 – As frases mais famosas  da primeira viagem à Lua foram ditas por Neil Armstrong :  “Houston, base da Tranquilidade aqui. A águia pousou.”  E  ao pisar na lua, pronunciou as famosas palavras: “Um pequeno passo para o homem, mas um salto gigantesco para a humanidade.”

6 – A espaçonave Apollo tinha três partes: o módulo de comando, a única parte que voltou à Terra no dia 24 de julho de 1969 pousando no oceano pacífico; o módulo de serviço, que continha propulsor, sistema elétrico, oxigênio e água; e o módulo lunar, utilizado para pousar na Lua.

7 – Os Estados Unidos continuaram com o programa lunar até 1972. Além disso, ao todo enviaram 18 homens em seis Apolos. Desses, doze puseram os pés no satélite.

8 – As rochas trazidas da Lua entre 1969 e 1972 (quase 400 kg) estão se transformando em poeira. No entanto, alguns pesquisadores acreditam que o problema é causado pelo vapor d’água em nosso planeta, que produz a multiplicação de poros das pedras lunares. Além disso, 70% dessas rochas são conservadas em nitrogênio e a NASA ainda não as examinou.

9 – As amostras analisadas também nos permitiram saber que a Lua foi formada há 4,5 bilhões de anos, após a colisão da Terra com um protoplaneta chamado Tea. Nesse acidente, Tea (de tamanho semelhante ao de Marte) foi destruído, liberando a matéria que deu origem à Lua.

10 – Uma viagem à Lua leva três dias, enquanto uma a Marte pode levar até 162 dias. Até 2030, os Estados Unidos pretendem colocar o homem no planeta vermelho.

Outras curiosidades

A distância entre a terra e a lua é de aproximadamente 384 mil km. No entanto, se formos caminhando, a distância será equivalente a 14 anos de caminhada. Além disso, de carro, seriam cinco meses.

A nave espacial Apollo 11, que levou o homem à lua, demorou aproximadamente 76 horas para chegar lá.

Os soviéticos (atualmente russos) foram os primeiros a enviar um homem ao espaço: em 1961, o cosmonauta Yuri Gagarin orbitou a Terra durante 108 minutos.

Os russos também foram responsáveis por levar a primeira mulher ao espaço, Valentina Tereshkova, em 1963.

Algumas pessoas expressaram o desejo de viajar para a lua. É o caso do bilionário japonês Yusaku Maezawa, que se tornou o primeiro potencial turista lunar. Supõe-se que ele viaje em 2023 com a empresa de Elon Musk, a Space X.

Fonte: OCP News e Portal Solutudo

Comente com Facebook