Inteligência artificial pode prever morte por Covid-19

Se pudessemos prever com precisão o quão sério um paciente com Covid-19 pode ser, talvez esse risco pudesse ser combatido e eliminado mais cedo. A pesquisa vem acontecendo na Universidade de Copenhagen desde o início da pandemia, e agora uma Inteligência Artificial pode ser a solução.

O estudou, publicado na Nature, mostrou que a tecnologia pode ajudar a prever com 90% de precisão se alguém morrerá de Covid-19 antes ou depois de se infectar. Avaliando alguns dos fatores de risco que aumentam as chances de morte. A descoberta pode ajudar a prever quantas pessoas podem acabar em hospitais. Além disso, quantas podem precisar de respiradores, algo que pode ajudar a aliviar as pressões sobre os sistemas de saúde.

Para fazer isso, a equipe do estudo de pesquisadores desenvolveu um modelo de aprendizado baseado em dados de saúde de quase 4 mil pacientes infectados pelo coronavírus. O modelo levou em consideração vários fatores de risco e, em seguida, a IA usou os dados para identificar padrões e correlações com doenças anteriores.

Os resultados sugerem que é possível prever internações hospitalares. Além disso, internações em unidade de terapia intensiva (UTI) usando apenas um número limitado de variáveis, como idade, sexo e índice de massa corporal. A partir daí, o modelo poderia prever a mortalidade de Covid-19 com uma precisão de 90,2%.

Fonte: Isto É Dinheiro

Comente com Facebook