Embraer vai testar rota de carro voador elétrico no Brasil neste mês

Embraer vai testar rota de carro voador elétrico no Brasil neste mês
Conceito do eVTOL da Embraer (Foto: Divulgação)

Ainda neste mês, a divisão de mobilidade da fabricante de aviões brasileira Embraer, Eve Air Mobility, fará uma simulação de Mobilidade Aérea Urbana (UAM), que faz parte dos testes do projeto do carro voador elétrico. O teste vai acontecer no dia 8 de novembro, na cidade do Rio de Janeiro.

A rota planejada vai conectar a região da Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio de Janeiro, ao Aeroporto Internacional Tom Jobim, conhecido também por Galeão. 

A Eve vai usar um helicóptero e contará com apoio de parceiros estratégicos e entes governamentais para realizar a simulação. Neste teste a divisão de mobilidade da Embraer perceberá o ecossistema para uma futura operação do veículo voador que faz pouso e decolagem vertical (eVTOL). 

De acordo com a fabricante, o modelo terá baixo ruído e zero emissão de carbono.

Voos diários

Nesta fase de testes, serão realizados seis voos diários durante um mês. A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) acompanharão toda a operação.

Conforme o planejamento da empresa, quem voar nesta aeronave vai pagar R$ 99 reais pela passagem. 

Desde o começo do ano, a Embraer vem divulgando informações e imagens sobre os testes de seu carro voador. A aeronave voou pela primeira vez na sede da empresa, na cidade de Gavião Peixoto, no interior de São Paulo.

Ademais, a Eve segue testando os sistemas de interação entre veículo e piloto.

O eVTOL da Embraer tem 10 hélices movidas por motores elétricos. O projeto poderá ter mais dois motores a fim de aprimorar o seu desempenho em voos de cruzeiro.

A Eve promete lançar o carro voador em 2026.

Fonte: Da Redação Namidia News com informações de SBT News

Comente com Facebook