25,2 milhões de computadores ainda usam Windows XP

Imagem de luis cornejo por Pixabay

Segundo uma publicação da TechRadar uma parcela bastante alta do mercado ainda insiste no sistema operacional Windows XP, como mostram os dados de agosto de 2020 do NetMarketShare. Segundo a pesquisa, 1,26% dos computadores no mundo usam o nostálgico Windows XP — mais do que Ubuntu (1,08%), Windows 8 (0,57%), Windows Vista (0,12%) e até o moderno ChromeOS (0,42%).

Os recentes Windows 10 (56,42%) e Windows 7 (26,03%) permanecem as mais populares, sendo que o Windows 7 também já atingiu a data de validade agora em 2020. O Mac OS X 10.15 (3,49%) é a versão do sistema da Apple mais bem posicionada no ranking. Você pode conferir o levantamento completo Windows XP.

É perigoso?

Ainda bastante utilizado inclusive a nível governamental e policial, a ainda alta adoção do Windows XP é preocupante do ponto de vista de privacidade e segurança. Afinal, novas vulnerabilidades não param de ser descobertas na plataforma e, tanto tempo depois do fim do suporte, elas dificilmente serão sanadas pela Microsoft e por empresas de antivírus. A fabricante recomenda a atualização do sistema ou troca de dispositivo por um modelo mais moderno.

com informações de TechRadar

Comente com Facebook