Turistas americanos que faziam piquenique em iceberg ficam à deriva

foto-resgate-(2)Um grupo de turistas norte-americanos que passavam férias na Islândia foram resgatados na última terça-feira, após serem encontrados à deriva sobre um pedaço de gelo no qual faziam um piquenique. O caso veio à público neste sábado, depois que agentes da ICE-SAR, equipe de resgate marítimo da região, divulgou uma foto do momento em que os cinco amigos foram encontrados. As informações são da NBC News.

Os americanos ergueram uma mesa dobrável e cadeiras para desfrutar um almoço, quando o pedaço de gelo que tinham escolhido para se reunirem se descolou. Eles, então, ficaram à deriva na lagoa Fjallsarlon por cerca de uma hora, antes de as equipes de resgate chegarem com um barco até o local.

A sorte do grupo foi que antes do pedaço de gelo partir, um amigo conseguiu saltar em um trecho firme e correu para pedir ajuda. No momento em que uma equipe de resgate chegou, o grupo estava à cerca de 15 metros de distância da margem da onde se desprenderam.

Páll Sigurður Vignisson, um voluntário para ICE-SAR, disse à NBC News: “A cena era cômica, eles estavam sentados nas cadeiras ao redor de uma mesa, em um pedaço de gelo flutuante. Mas o iceberg poderia ter rachado a qualquer minuto, e eles poderiam acabar em águas quase congeladas muito profundas.”

Quando o Páull viu o grupo disse que os turistas estavam rindo da situação em que se encontraram. “Eles simplesmente não percebem os riscos que estavam correndo. Eles achavam que estavam fazendo algo muito legal”, disse.

A polícia foi chamada, mas eles decidiram não prestar queixa depois de falar com o grupo.

Cerca de 20 turistas por ano têm problemas em torno das margem do Círculo Polar Ártico.

Extra

Comente com Facebook