PUBLICIDADE

Trump deseja ‘sorte’ a Kim Jong-Un, mas diz não conhecer seu estado de saúde

Encontro de Donald Trump e Kim Jong Un

Nesta terça-feira (21), o presidente dos EUA, Donald Trump, declarou não saber se o ditador norte-coreano Kim Jong-Un está doente, mas fez questão de desejar “sorte” ao líder asiático. 

“Só posso dizer isso, desejo-lhe felicidades”, disse Trump quando questionado sobre a condição de Kim. “Boa sorte.”

Conforme Jim Sciutto, da CNN, os Estados Unidos estão averiguando informações que sugerem que o líder da Coreia do Norte está em grave perigo depois de passar por uma suposta cirurgia cardíaca.

De acordo com uma segunda fonte da CNN, o governo americano está monitorando de perto os relatórios sobre a saúde de Kim.

O líder norte-coreano recentemente se ausentou da comemoração do aniversário de seu avô em 15 de abril, o que levantou especulações sobre sua saúde. Ele foi visto quatro dias antes em uma reunião do governo.

Trump e Kim

De acordo com Trump, que se reuniu com Kim pessoalmente três vezes e atravessou a Zona Desmilitarizada da Coréia ao lado do jovem ditador no verão passado, eles desenvolveram laços fortes.

“Eu tenho um relacionamento muito bom com ele”, disse Trump.

O presidente americano já havia dito ter “se apaixonado” por Kim e trocando cartas brilhantes que enfatizavam seu relacionamento incomum. Ele disse que recebeu uma “nota legal” de Kim. “Acho que estamos indo bem”, declarou Trump na época.

Posteriormente, Pyongyang negou que Kim tenha enviado recentemente uma carta a Trump e o acusou de evocar o relacionamento pessoal para “fins egoístas”.

Os efeitos da amizade entre os dois líderes são variados. A Coreia do Norte não tomou medidas concretas para abandonar seu programa nuclear e continua testando mísseis.

Perguntado na terça-feira se tentaria entrar em contato com Kim durante o período relatado de convalescença, Trump disse que sim.

“Eu posso”, disse o presidente americano. “Eu só espero que ele esteja bem.”

Fonte: Da Redação Namidia News com informações de CNN

Leia mais

PUBLICIDADE