Site do Ministério da Saúde é alvo de hackers e sai do ar

Na madrugada desta sexta-feira (10), o site do Ministério da Saúde foi alvo de hackers e saiu do ar.

O Lapsus$ Group assumiu a autoria da invasão, que também atingiu plataformas como Conecte SUS, DataSUS e Painel Coronavírus também foram atingidas.

Os usuários que tentaram acessar o portal encontraram a seguinte mensagem: “Os dados internos dos sistemas foram copiados e excluídos. 50 TB (Terabyte) de dados está (sic) em nossas mãos.” Ao final da madrugada o recado ficou indisponível, mas as plataformas continuaram fora do ar.

No topo da página, há um aviso de “ransomware” (software intencionalmente feito para causar danos a um servidor). Ou seja, houve a restrição do acesso ao sistema, infectado com uma espécie de bloqueio.

Além disso, os responsáveis pelo ataque cibernético pedem para que seja feito um contato através de uma conta do Telegram ou e-mail, “caso queiram o retorno dos dados”.

Geralmente, neste tipo de caso, o pedido de resgate para restabelecimento do acesso é feito em criptomoedas (moedas virtuais, como as bitcoins).

Conecte SUS, DataSUS e Painel Coronavírus

Nas redes sociais, há diversos relatos de pessoas preocupadas com o desaparecimento de seus dados no Conecte SUS.

Ao tentar logar no aplicativo, usuários se deparavam com uma mensagem de erro e não conseguiam acessar os dados de vacinação da Covid-19, já que a plataforma é responsável por emitir o certificado de imunização. Atualmente, o documento é exigido para ter acesso a diversos lugares pelo Brasil, incluindo shows, jogos de futebol e restaurantes, além de ser obrigatório para viagens ao exterior.

Site do Ministério da Saúde é alvo de hackers e sai do ar; aplicativo Conecte SUS também foi afetado

O DataSUS é um órgão da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, com a responsabilidade de coletar, processar e disseminar informações sobre saúde. Já o Painel Coronavírus traz o mapeamento da doença no País.

Até o momento da publicação desta matéria, não há informações sobre como os hackers realizaram o ataque. O Ministério da Saúde também ainda não se pronunciou.

Fonte: Da Redação Namidia News com informações de Terra

Comente com Facebook