A Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) do Hospital Regional Deputado Luís Eduardo Magalhães (HRDLEM) está celebrando um ano de atendimento pleno. Nesse período, foram realizadas 1.631 quimioterapias em 170 pacientes acompanhados pelo novo setor.
Destes, 42 ficaram curados enquanto 80 ainda permanecem fortes, realizando o tratamento na unidade em prol do resultado positivo de total melhora. Na Unacon, os usuários contam com uma equipe de multiprofissionais que realiza o acompanhamento clínico, além de ser um suporte emocional em meio à vulnerabilidade que a condição de saúde impõe.
De acordo com Rodrigo Nunes, diretor do HRDLEM, a iniciativa visa acompanhar o público atendido, do início até a remissão, trazendo a possibilidade de tornar este processo menos doloroso e cansativo.
“A nossa missão é seguir firme com os nossos pacientes, para que eles entendam que estamos juntos em busca da cura. Todo resultado que confirma a recuperação é motivo de alegria para eles e para nós”, registra.
“Porque, por um lado, é a demonstração de nosso esforço pelo nosso trabalho. E, por outro, é um incentivo a todo público que segue em tratamento para continuar perseverante”, completa.
O gestor explica o quanto ”importante é a existência de uma Unacon no Extremo Sul, que conta com mais de 20 municípios, facilitando o fator logístico que beneficia o público atendido, de forma a diminuir viagens de longas distâncias”.
“Sabemos que isso é determinante para que o tratamento prossiga, pois há momentos que existe a exaustão e muitos desistem, o que não ocorre no hospital. Este índice é quase inexistente, o que nos deixa muito orgulhoso”, diz Rodrigo.
Inaugurado no ano passado, o setor, dedicado a pacientes que estão em tratamento contra o câncer – nos mais diversos tipos e estágios, fica nas dependências do hospital gerido pelo Instituto de Gestão e Humanização (IGH).
Comente com Facebook