Para celebrar os 151 anos de nascimento de Claude Debussy, o Doodle (grafia especial utilizada na página inicial do buscador Google) desta quinta-feira (22) relembra a obra do músico francês com a descrição de um dos seus maiores clássicos: Clair de Lune. O Doodle mostra a música com uma cena típica de uma noite de luar em um cenário com moinhos de vento, barcos, bicicletas e carros do início do século passado.
Clude Debussy nasceu no dia 22 de agosto de 1862, na cidade de Saint-Germain-en-Laye, na França. Mais velho de uma família de cinco filhos, ela era filho de um vendedor e uma costureira. Aos nove anos de idade, o então menino já demonstrava talento como pianista.
A principal incentivadora no início da carreira de Debussy foi Madame Maute de Fleurville, que afirmava ter estudado Chopin. Aos 11 anos, Debussy foi mandado para o Conservatório Musical de Paris. Com 22 anos de idade, ele ganhou um prêmio de música em Roma. O Grand Prix de Roma rendeu uma bolsa de estudos em música clássica e alavancou a carreira do músico.
Influenciado pela obra do compositor alemão Richard Wagner, Debussy teve seu nome ligado à música impressionista durante a carreira. Em 1890, ele criou Suite Bergamasque, que, entre outras obras, incluía Claire de Lune. O músico morreu em 1918, vítima de câncer. Ele influenciou muito músicos como, por exemplo, Tom Jobim e Miles Davis.
Por: Portal EBC
Comente com Facebook