Banhistas encontram quatro golfinhos encalhados na orla norte de Porto Seguro

Golfinhos encalhados encontrados por banhistas na praia de Ponta Grande, em Porto Seguro
Golfinhos encalhados encontrados por banhistas na praia de Ponta Grande, em Porto Seguro (Foto: Divulgação/Secretaria do Meio Ambiente de Porto Seguro)

Na manhã desta segunda-feira (26), banhistas encontraram quatro golfinhos encalhados na praia de Ponta Grande, na orla norte de Porto Seguro. Eles viram os bichos, da espécie baleia-piloto, os retiraram sós bancos de areia e os levaram para uma área mais profunda do mar.

De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente do município, um dos animais possui ferimentos na região da barriga. O Projeto Baleia Jubarte acionou uma equipe para atender os golfinhos e verificar o estado de saúde dos bichos.

Conforme Macxuel Campeche, coordenador da fiscalização ambiental do órgão, é normal o encalhe de animais marinhos na região. Comumente, espécies de baleias que aparecem nas areias da orla sul da Bahia são filhotes que se perdem dos pais enquanto nadam.

Entretanto, no caso dos golfinhos, Campeche aponta que a maior parte destes casos ocorrem por ação humana.

“Golfinhos encontrados encalhados, em sua maioria, são vítimas de pesca predatória. Eles acabam caindo na rede e se machucando. A gente está aguardando a veterinária [do projeto Baleia Jubarte] chegar para saber qual foi o motivo do encalhe e se o machucado em um dos golfinhos foi provocado por ação humana”, disse o coordenador.

Fonte: Da Redação Namidia News com informações de G1

Comente com Facebook