A executiva estadual do PT – Partido dos Trabalhadores, destituiu o presidente do partido em Itabuna, no sul da Bahia, e nomeou uma comissão provisória para comandar o partido naquele municipio, iniciando uma série de intervenções que deve ocorrer em outros municípios, já nos próximos dias.
Isso porque o PT faz parte da Federação Brasil da Esperança, composta pelo próprio PT, além do PV e PCdoB. A Federação foi fundada em 2022 e tem validade legal até o pleito de 2024. Nas diretrizes da Federação, consta que os seus filiados não podem, em hipótese alguma, marchar com chapas ligadas ao bolsonarismo, sob pena de expulsão de quem desobedecer essa regra.
Porto Seguro, também no sul da Bahia, é um caso icônico. Na Terra Mãe do Brasil há um racha interno no partido e, alguns dos seus filiados insistem em apoiar o atual prefeito, Jânio Natal, que é filiado ao PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro.
O Diretório Municipal da Federação, entretanto, apoia de forma oficial a pré-candidatura da Deputada Estadual, Cláudia Oliveira, do PSD, à prefeita do município.
“Todos nós conhecemos as regras da Federação. Se queria apoiar bolsonarista, era só ter se filiado em outro partido. Agora, no meio do jogo, querem mudar as regras e isso não vai acontecer”, declarou um membro do PT em Porto Seguro.
Comente com Facebook