Na visão yorubana a Cabaça carrega os segredos da vida e da morte, símbolo importante da musicalidade, da alimentação, da cura e do recomeço.
Com artistas inscritos de diferentes estados, e até mesmo de outros países, o projeto AGORA ANTÍGONA – PERFORMANCE EM REDE, deve reunir, ao mesmo tempo, apresentações artísticas que retratam o luto e a luta. As atuações fazem paralelo ao momento de pandemia, onde o caos fica salientado com ausência do ritual de celebração aos que morrem.
O nome do projeto faz homenagem a peça teatral Antígona, montada por Sófocles há cinco séculos antes de Cristo. No entanto, conta a história de uma mulher impedida de enterrar o irmão.
Winnie Lorena, que carrega o nome artístico Negra Winnie, é poeta de resistência, da cidade de Lauro de Freitas e já está inscrita. No entanto, para ela o projeto é de extrema importância para a formação artística dos poetas independentes. Além disso, dos seus respectivos coletivos.
“Minha expectativa é de difusão do conhecimento, partilha de ideais, troca profunda e muita interação entre os poetas autores das suas obras. É um espaço de oportunidades para aprender novas técnicas e acima tudo, escutar e compreender as vivências de cada participante.”
O projeto prevê a participação de diversos artistas que estarão no dia 01 de agosto de 2020 às 20hs, em seus respectivos perfis de Instagram, apresentando performances inspiradas em Antígona, e tratando de luto e luta, dor e insubmissão.
O projeto é liderado pelos artistas baianos e produtores culturais, Heme Costa e Tiago Chaves.
Serviço:
Nome: PROJETO ANTÍGONA – PERFORMANCE EM REDE
Data da apresentação: 01 de Agosto
Onde: relação de perfis dos artistas no instagram @aconfrariapoetica
Fonte: Namidia News