Programa de Habitação Rural chega até agricultores

DSC09948

Agricultores e líderes de associações rurais de Porto Seguro participaram, dia 24 de julho, no Centro de Cultura de Porto Seguro, do seminário para apresentação do PNHR (Programa Nacional de Habitação Rural), uma espécie de “Minha Casa Minha Vida”, voltado para os moradores do campo. O PNHR – Grupo I utiliza recursos do Orçamento Geral da União (OGU) para financiar a aquisição de material de construção para a construção de unidade habitacional em área rural. O programa oferece subsídios para pessoa física, trabalhador rural ou agricultor familiar com renda familiar bruta anual de até R$ 15.000, que estejam organizados em torno de uma associação ou entidade organizadora.

DSC09958O evento contou com a presença dos secretários de Agricultura, Aliomar Bittencourt e Desenvolvimento Social, Shika Anamiodi; dos vereadores Geraldo Couto e Marcos da Aurora, além da superintendente nacional de Habitação da Caixa, Noemir Lemes; da gerente da Caixa em Itabuna, Elizabeth Milagres e do gerente geral da Caixa em Porto Seguro, Emanoel Melo. “Temos vários programas em andamento na região e hoje é o dia da largada para que vocês possam realizar o sonho da casa própria”, disse o gerente.

DSC09960O secretário Bittencourt informou que o Censo Rural, realizado pela Prefeitura, através da sua pasta, já identificou 735 famílias na zona rural, um número que para ele deverá chegar a 1.000 após o levantamento. “As pessoas imaginam que Porto Seguro vive só do turismo. Mas nós vamos provar que a agricultura rende igual ou até mais que o turismo para a economia local”, enfatizou. Bittencourt destacou as melhorias que atual administração está preparando para facilitar a vida do homem do campo e ressaltou a importância de programas como PNHR, “para que as pessoas possam continuar morando em sua roça, sem precisar vir para a zona urbana”.

DSC09961O secretário fez questão de nominar as associações rurais representadas no seminário, que mantêm contatos com a Prefeitura e estão habilitadas para receber o programa. São elas: Roça do Povo, Itaporanga, Acauf, Mangabeiras, Imbiruçu, Sapirara, Coqueiro Alto, Vale Verde, Santa Rita, APRUNV, Serro Azul, Frutos da Terra, São Geraldo, Chico Mendes, Terra Nova e Limoeiro.

Secretaria de Agricultura

Ascom – Prefeitura de Porto Seguro

Comente com Facebook