Professores e servidores da rede estadual recebem atendimento psicológico on-line

Foto: Divulgação

Os professores e servidores da rede estadual de ensino podem solicitar atendimento psicológico on-line através do Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor, desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), com uma equipe de psicólogos disponível. O procedimento, autorizado pelo Conselho de Psicologia, visa continuar proporcionando auxílio e cuidado emocional aos educadores, considerando o período de isolamento social devido à pandemia do novo Coronavírus. No entanto, até o momento, já foram realizadas 551 consultas on-line de acolhimento e apoio psicológico. 

Para solicitar atendimento, o interessado deve enviar um e-mail para o endereço saudedoprofessor@enova.educacao.ba.gov.br. Além disso, deve informar a matrícula, o nome, o telefone e a escola em que está lotado. O educador será direcionado a um psicólogo para o atendimento, que é realizado por telefone, WhatsApp ou Google Meet. O encontro é realizado com horário marcado e de acordo com a disponibilidade da agenda.  

A superintendente de Recursos Humanos da SEC, Maria do Rosário Muricy, falou sobre o atendimento como um serviço essencial para a promoção da saúde dos profissionais da Educação. “Diante deste momento atípico que estamos vivenciando, de reclusão e mudanças na rotina, a equipe de psicólogos do Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor foi ampliada e, além disso, a forma de atendimento foi reorganizada. Estamos realizando atendimento on-line para os professores e servidores de toda rede estadual de ensino. Para isso, a atuação do programa, que já existe há 11 anos, foi ampliada para atender os profissionais neste momento”, ressaltou.

Sobre o programa

O Programa de Valorização e Saúde do Professor tem a proposta de reabilitar, prevenir e promover a saúde do docente. Além disso, prestar assistência e apoio a esses profissionais no desempenho de suas atividades. O programa oferece serviços gratuitos nas áreas de Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Serviço Social e Psicologia. O programa vem promovendo, ainda, campanhas, a exemplo do Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio; Outubro Rosa e Novembro Azul, realizadas em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado (SESAB).

Fonte: Assessoria de Comunicação – Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Comente com Facebook