Previsão de formação de um ciclone põe Salvador em estado de alerta

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) divulgou, na tarde desta terça-feira (21), um alerta de chuvas para as próximas 24 horas, com possibilidade de chuva forte, acompanhada de trovoadas e rajadas de ventos, devido ao calor e à umidade que vêm do Oceano Atlântico.

Em nota, a Codesal destacou que um sistema de baixa pressão que atua sobre os estados de Minas Gerais e Espírito Santos tem ocasionado chuvas intensas, alagamentos e vários deslizamentos de terra naqueles estados. É esse mesmo sistema que atuará em Salvador nos próximos dias, ocasionando chuvas “fracas a moderadas, por vezes fortes”, iniciando a partir da madrugada desta quarta-feira (22).


A Marinha do Brasil também emitiu um comunicado com a previsão de formação de um ciclone com possíveis características subtropicais, com reflexos no Sul da Bahia, a partir de quinta (23), quando poderá ser classificado como Depressão Subtropical.
De acordo com o comunicado, a formação do ciclone está associada ao estabelecimento de uma zona de convergência sobre uma região em que a temperatura da superfície do mar está sendo observada entre 26ºC e 27ºC. 

“Caso a intensidade dos ventos observados alcance ou supere 63 km/h (34 nós), o fenômeno será reclassificado como Tempestade Subtropical ‘Kurumí’, expressão em tupi-guarani que significa ‘menino’”, explica a Marinha. 

A provável área de formação do ciclone subtropical será em alto-mar, entre o Norte do estado do Rio de Janeiro e o Sul do estado do Espírito Santo, com deslocamento inicialmente para Sul, afetando as condições de tempo e mar entre os estados de Santa Catarina e Bahia, a partir de quinta pela manhã. 

“São esperados ventos com direção de Nordeste a Norte e intensidade de até 87 km/h (47 nós) em alto-mar, entre o estado do Rio de Janeiro, ao Norte de Arraial do Cabo (RJ) e o estado da Bahia, ao Sul de Caravelas (BA), entre o dia 23 pela manhã e o dia 25”, continua o comunicado.

Comente com Facebook