Prefeitos se reúnem e criam o Consórcio do Território da Costa do Descobrimento

consorcio215Reunidos na manhã desta terça feira (23/07), no auditório do Porto Nápolis Hotel, os prefeitos de  Eunápolis, Itabela, Itagimirim, Itapebí e Guaratinga, juntamente com representantes do governo do estado, técnicos diversos e lideranças políticas e empresariais da região, formalizaram a criação do  Consórcio do Desenvolvimento Sustentável do Território da Costa do Descobrimento., cujo objeto é planejar e executar coletivamente, propostas e programas de grande impacto em favor dos municípios consorciados.

Anfitrião do evento, o prefeito de Eunápolis, Neto Guerrieri iniciou o encontro  conclamando os presentes a se integrarem na consolidação do consórcio, o qual se apresenta como uma opção mais viável, capaz de contribuir para que os municípios se desenvolvam sem as burocracias e os entraves que são normais nos governos. Neto citou como exemplo o consórcio já existente na 9ª. Região, encabeçada pelo município de Teixeira de Freitas, cujo superintendente, Fernando Becevelli, presente na reunião, explicou como as ações têm se fortalecido cada vez mais, graças às adesões que viabilizaram a sua concretização.

A mesma afirmativa foi levantada em público pelo Presidente da APES – Associação dos Prefeitos do Extremo Sul da Bahia, Jadson Ruas, do município de Caravelas, afirmando ele de como ficam mais fáceis as ações para os municípios que são consorciados. Ruas citou como exemplo a questão do asfalto, cujo valor por metro quadrado é em torno de R$64,00 e já com o Consórcio fica em torno de R$35,00, ou seja: pode-se fazer muito mais pagando bem menos, afirmou.

consorcio064Depois foi a vez dos prefeitos apresentarem suas opiniões e todos se mostraram entusiasmados com a idéia e no final, já de comum acordo, assinaram as adesões que criam o mais novo Consórcio do Estado da Bahia, garantindo o fortalecimento e o desenvolvimento da região, como bem afirmou o representante do governo do Estado, Ricardo Azevedo, Gestor Ambiental de Desenvolvimento Compartilhado que fez uma explanação técnica, inclusive mostrando valores da contribuição de cada município que passa a fazer parte do grupo consorciado.

Já a Gestora da Seplan, Simone Maria Lins Carvalho, também da equipe do governo do estado, se colocou à disposição dos integrantes do recém criado consórcio, falando sobretudo da estrutura que será criada para servir de suporte para os novos participantes.

Além do prefeito Neto Guerrieri, escolhido presidente do consórcio, assinaram a ata final o prefeito de Itabela, Júnior Dapé; o de de Guaratinga, Knoel Viana; o de Itapebí, Francisco Antonio de Brito e o prefeito de Itagimrim, Rielson Santos Lima.

Também estiveram presentes  o representante de Porto Seguro, Marlus Brasileiro, o representante do Inema, Wellington José dos Santos a quem o prefeito Neto agradeceu muito pela contribuição na formação do consórcio, os secretários Roberto Martins (Desenvolvimento), José Carlos de Souza (da Infraestrutura), Lourival Jacome (Comunicação), Valdiran Marques (Planejamento), Mauro Borges (Meio Ambiente), vereador Nádio da Jal, vereador Jota Batista (Líder  do Governo na  Câmara Municipal) que representou os demais vereadores de Eunápolis, e ainda os representantes de associações e assentamentos diversos da 8ª. Região.

G1

Comente com Facebook