PUBLICIDADE

Prefeita é punida pelo TCM por acúmulo de cargo de servidores

A gestora foi atuada por irregularidades referentes ao acúmulo de cargos de servidores que estariam nomeados também em outros municípios baianos.

Na sessão desta última quarta-feira (24), o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM/BA) julgou procedente o termo de ocorrência formulada contra a prefeita de América Dourada, Rosa Maria Dourado Lopes, por irregularidades referentes ao acúmulo de cargos por quatro servidores públicos em prestação de serviços nos Municípios de América Dourada, Irecê e Barro Alto, bem como vínculo com o Estado da Bahia, no exercício de 2018.

O relator do processo, conselheiro substituto Antônio Emanuel, multou a gestora em R$1,5 mil.

Segundo a denúncia, o servidor Dursenal Neri de Barros Filho apresenta jornada de trabalho incompatível, tendo dois cargos de Professor Nível I, no município de América Dourada.

Francisca Batista de Oliveira também possui acúmulo de cargos incompatível. São eles: Professora Nível I em América Dourada; Professora da Secretaria de Educação do Estado da Bahia; e Professora no município de Irecê.

A prefeita de América Dourada e o gestor de Barro Alto, Orlando Amorim Santos foram notificados, todavia não apresentaram defesa.

O prefeito de Irecê, Elmo Vaz Bastos de Matos, apresentou justificativas no processo,
informando que, no caso de Francisca Batista de Oliveira a carga horária não ultrapassaria as 20 horas semanais.

Já em relação a Rui Franca Dourado, houve o pedido de exoneração. Todavia, a documentação foi considerada insuficiente para esclarecer a questão. Cabe recurso da decisão.

Leia mais

PUBLICIDADE