Porto Seguro abraça movimento de Dia Mundial da Limpeza

O Dia Mundial da Limpeza terá ação coletiva organizada pelo Instituto Limpa Brasil, Teoria Verde e Let’s Do It World. Realizada em 17 de setembro, 400 municípios brasileiros já confirmaram sua participação, e Porto Seguro é um dos municípios cadastrados, sendo este ano de 2022 a sua 4a edição, sendo o município de Porto Seguro cadastrado pelo Instituto Socioambiental Plogging Porto Seguro pela 4a vez, consecutiva.

A crise climática se agrava cada vez mais. De acordo com a instituição Let’s Do It World, a cada ano, dois bilhões de toneladas de resíduos são gerados, e 3,5 bilhões de pessoas não têm acesso a sistemas de gestão de resíduos. Diante desse cenário, foram criados, em 2015, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que devem ser almejados por todos os Estados Membros das Nações Unidas para combater a crise ambiental. Dentre eles, está a criação de cidades seguras, resilientes e sustentáveis, uma forma de diminuir a pegada ecológica e reduzir os efeitos das mudanças climáticas.

Com esse objetivo em vista, o Instituto Limpa Brasil mobiliza a sociedade, em conjunto com a startup Teoria Verde, para participar do Dia Mundial da Limpeza (World Cleanup Day), que será realizado em 17 de setembro. Essa é a maior ação cívica do mundo, cuja meta é mapear todos os resíduos descartados irregularmente e envolver 5% da população mundial para limpar o mundo em 24h. No Brasil, 400 municípios já confirmaram a participação no evento. Além disso, a ação também tem como objetivo criar uma consciência ecológica na população para a construção de um mundo sustentável.

O movimento também contará com locais de fácil acesso na cidade para recebimento de resíduos recicláveis — os Ecopontos. Sua logística de destinação final serão para cooperativas, que serão destinados através de catadores, gerando renda e inclusão social. A ação também busca promover a educação ambiental nas escolas por meio de oficinas, exposições, etc. As atividades desenvolvidas ocorrem em razão do fato de que o movimento busca não somente a limpeza coletiva do país, mas a sensibilização de que todos possuem um dever cívico de cuidar do planeta. Em 2018, Porto Seguro já participou deste megaevento através de Trancoso, pelo Projeto Recicla Sul Bahia. Em 2019, O Instituto Socioambiental Plogging Porto Seguro cadastrou pela primeira vez e envolveu a Educação em todos os segmentos. As escolas participaram ativamente, a imagem a seguir é da participação do SESC – Unidade Porto Seguro.

Em 2021, o evento contou com a colaboração de 191 países. No Brasil, o monte final da ação resultou em cerca de 320.890 kg de resíduos em mutirão de limpeza e 108.459 kg de resíduos em ecopontos. Houve ainda arrecadação de 19.391 kg de roupas e 11.264 kg de alimentos nos pontos de doação. Além disso, o país possui destaque na mobilização de cidadãos. No última ação do Instituto Limpa Brasil, cerca de 132 mil voluntários brasileiros participaram do evento, que atuaram em 987 municípios. . E Porto Seguro participou ativamente e esteve presente nesta grande estatística.

Para além dos mutirões, o Limpa Brasil propõe outras formas de Limpeza Ambiental que podem ser realizadas cotidianamente e que causam grandes impactos positivos, como a separação do lixo (reciclagem); o descarte correto de óleo de cozinha e de produtos eletrônicos; mapeamento de pontos viciados de lixo; e eliminação de focos de dengue.

Também incentivam a Limpeza Solidária (separar em sua casa aquilo que não tem mais serventia e fazer uma doação), a Limpeza Digital (apagar emails e arquivos desnecessários nos dispositivos digitais contribui para a diminuição da emissão de CO2 na atmosfera) e a Limpeza Mental (meditação, prática de esportes, música, dança, práticas espiritualistas, yoga, dentre outros). Além de organizar uma programação de lives, com palestras e workshops organizados por líderes e voluntários para a compreensão de que o planeta depende de nós e também para informar como a sociedade pode agir em prol de um planeta limpo.

O dia Mundial da Limpeza

A ideia surgiu em 2008, quando a população da Estônia decidiu limpar coletivamente o país. Foram reunidas 500 mil pessoas com o objetivo de recolher o lixo em 5 horas de trabalho. Na época, havia cerca de 10 mil toneladas de resíduos descartados de forma ilegal na região.

No Brasil, o movimento foi iniciado em 2012. Atualmente, o Dia Mundial da Limpeza não se trata apenas de mutirões de limpezas, mas é uma rede forte e única de agentes que compartilham a visão de um mundo livre de resíduos. O projeto tem como principal motivador o desejo de que, juntos, seja possível limpar o mundo do lixo.

Junte-se ao Dia Mundial da Limpeza em 17 de setembro de 2022! Para ser um líder ou voluntário nesse Dia Mundial da Limpeza, inscreva-se em: https://limpabrasil.org/diamundialdalimpeza/

Comente com Facebook