Rui Costa e apresentador Varela criticam Jânio Natal por desobrigar uso de máscaras em Porto Seguro

Na última segunda-feira (1º), o prefeito de Porto Seguro, Jânio Natal, suspendeu a obrigatoriedade do uso de máscaras nos ambientes abertos, ruas e logradouros públicos no município. Entretanto, segundo a decisão, o uso dos itens continua sendo obrigatório em locais fechados, comércios em geral, locais de trabalho, casa de shows, eventos e festas.

A flexibilização começou a valer na terça-feira, dia 2.

Assim, Porto Seguro se tornou a segunda cidade da Bahia a decidir publicamente pela desobrigação do uso de máscaras. O primeiro a adotar a medida foi Brumado, no sudoeste do estado, que oficializou o decreto no dia 19 de outubro. 

Para justificar a decisão, o decreto afirma que “a cidade de Brumado tem 58.777 pessoas elegíveis para a vacina contra a covid-19 (a partir de 12 anos de idade), sendo que desse total, 88,61% já recebeu a primeira dose e 58,79% a segunda dose”.

Rui Costa

O governador da Bahia, Rui Costa (PT) participou de uma entrevista à imprensa nesta quarta-feira (3), onde comentou sobre a decisão da prefeitura de Porto Seguro.

“Cada gestor tem que ter responsabilidade sobre suas decisões. Há mais de 45 dias que não cai o número de contaminados. […] Cada um tem que olhar e assumir suas responsabilidades sobre as circunstâncias que podem acontecer”, disse ele, após ser questionado pelo apresentador José Eduardo, da Record TV Itapoan.

Varela

Além de Rui Costa, o apresentador Raimundo Varela se mostrou contrário à decisão de Jânio Natal. Para ele, ainda é necessário o uso de máscaras para conter a infecção pela Covid-19.

“Não cabe a ele [Jânio Natal] determinar que o cidadão use ou não a máscara, até porque a Covid continua matando no Brasil. Matou 164 brasileiros de ontem para hoje, a média móvel caiu para 300 mortes. A Covid ainda continua aqui”, alegou.

Ainda de acordo com Varela, a decisão de utilizar máscara é “de foro íntimo”. “Tem pessoas que se sentem seguras, vacinadas, e já aboliram a máscara, mas não evita pegar, porque a OMS diz que a máscara é o melhor equipamento para evitar o contágio”.

Por fim, o apresentador mandou um recado: “Se cuide e use máscara em qualquer lugar, vale a pena”.

Fonte: Da Redação Namidia News com informações de Varelanet e BNews

Comente com Facebook