PF cumpre mandados na Bahia em operação contra fraudes para compra de insumos da Covid

PF cumpre mandados na Bahia em operação contra fraudes para compra de insumos da Covid
PF cumpre mandados na Bahia em operação contra fraudes para compra de insumos da Covid-19 (Foto: Divulgação/Polícia Federal)

Na manhã desta terça-feira (13), a Polícia Federal (PF) cumpre mandados na Bahia em operação contra fraudes para compra de insumos da Covid-19. A ação conjunta com a Controladoria Geral da União investiga crimes relacionados aos procedimentos de dispensa de licitação para a obtenção dos produtos de combate ao coronavírus, como máscaras e testes rápidos.

Conforme a PF, a operação Carga Viral cumpre os seguintes mandados de busca e apreensão:

  • seis na cidade de Juazeiro, no norte da Bahia;
  • um em Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador;
  • um na cidade pernambucana de Petrolina.

Ainda de acordo com a polícia, as fraudes ocorreram em 2020 e contou com a participação de empresários no esquema. Assim, isso teria provocado um prejuízo de mais de R$ 1 milhão aos cofres públicos.

A Polícia Federal contou que a Justiça Federal da Subseção Judiciária de Juazeiro expediu os mandados depois que as investigações apontaram que antigos servidores das secretarias da Saúde dos municípios fraudaram contratos e elevaram significativamente os preços de máscaras de proteção facial e kits de teste rápido para Covid-19.

Por fim, casos as autoridades confirmem as suspeitas, os investigados podem responder pelos crimes de fraude à licitação e superfaturamento. A condenação conta com pena de reclusão de quatro a oito anos, e multa.

Fonte: Da Redação Namidia News com informações de G1

Comente com Facebook