Polícia de Nova York começa utilizar cão robô para combater crime

A prefeitura de Nova York anunciou a retomada do uso de robôs para reforçar a segurança pública, após ter descontinuado o projeto em 2021. Por enquanto, um pequeno número de máquinas será incorporado pela polícia local, mas a ideia é expandir gradualmente.

A estratégia de buscar o auxílio de robôs nas atividades da polícia local veio do próprio prefeito de Nova York, Eric Adams. Isso porque alguns bairros têm enfrentado uma onda de furtos e roubos, no entanto, os assassinatos estão em baixa.

Para marcar o novo momento e deixar um aviso bem claro, Adams brincou que os cães-robôs estão fora do canil, durante entrevista coletiva.

No momento, a prefeitura acabou de adquirir dois cães robôs da Boston Dynamics pelo valor aproximado de US$ 750 mil — algo próximo de 3,69 milhões de reais.

Os robôs serão utilizados em condições específicas, onde há risco para a vida humana, como em casos que envolvem desativação de bombas.

Além do cão-robô, a prefeitura testará o uso de um lançador de GPS portátil, da StarChase, o que deve facilitar casos de perseguição e rastreamento.

Outra nova aquisição é o robô K5 ASR, da Nightscope, que deve atuar em patrulhas automatizadas em áreas isoladas.

Para além do atual anúncio, o prefeito afirmou que está buscando outras tecnologias de segurança para garantir que Nova York continue a ser uma cidade segura para os nova-iorquinos, visitantes e quem quer que esteja de passagem por lá. “Este é o começo de uma série de novidades”, completou, segundo o jornal NYT.

Fonte: The New York Times

Comente com Facebook