Nesta quarta-feira (23), a Polícia Civil do Rio de Janeiro instaurou inquérito para apurar um possível fake news sobre a venda de vacinas falsas contra o novo coronavírus em camelôs de Madureira, bairro da Zona Norte da capital. Uma foto da vacina anunciando a venda do imunizante por R$ 50 viralizou nas redes sociais. Na postagem ainda existe a cobrança de mais R$ 10, caso o “cliente” opte pela aplicação da vacina. A Polícia Federal recebeu denúncias do caso e informou que: “A princípio, diligências iniciais apontam para fake news. Sem indícios, até aqui, de materialidade”.
A produção da CNN circulou pelo camelódromo – como é conhecida a região – de Madureira e conversou com ambulantes. Todos negam e afirmam se tratar de fake news. A associação de moradores do bairro afirmou ao jornal ser um caso de fake news.
Policiais Militares do batalhão da região fizeram uma varredura entre os ambulantes e não localizaram nenhuma embalagem da suposta vacina contra o novo coronavírus. Nesta quarta-feira (23), pela manhã, agentes da Polícia Civil também realizaram buscas a fim de apreender a mercadoria, mas nada foi localizado.
Nesta quarta, jornalistas que trabalham com checagem de fake news postaram no Twitter que a foto do imunizante – supostamente vendido em Madureira – foi tirada em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, durante um evento de vacinação realizado pela empresa Palms Sports.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) também apura o caso. Em nota, o órgão ressaltou que a comercialização ou aplicação de vacina contra o novo coronavírus no Brasil é uma atividade irregular, já que nenhum imunizante foi aprovado ainda.
Fonte: Da Redação Namidia News com informações de CNN