Penúltimo dia para regularização do título é marcado por longas filas

Esta terça-feira (3) é o penúltimo dia para regularização do título de eleitor. Na Bahia, os atendimentos presenciais são marcados por longas filas em Salvador e no interior do estado. O prazo, que é o mesmo para fazer a primeira via do documento, encerra na quarta-feira (4).

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) está com esquema de plantão na sede do órgão, que fica no Centro Administrativo da Bahia (CAB), na capital. Por causa extensa fila, o atendimento começou 40 minutos antes do previsto.

O Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) também está com mutirão na capital e na região metropolitana. Para facilitar a vida do eleitor, os cartórios eleitorais retomaram o atendimento por demanda espontânea, sem necessidade de agendamento.

Situação eleitoral dos jovens preocupa TRE

A situação eleitoral dos jovens de 16 e 17 anos preocupa o TRE, porque 88,78% deles ainda não tiraram o título, e não poderão participar das eleições deste ano, que serão em 2 de outubro, se não fizerem o documento.

Neste ano, o estado tem 488 mil jovens habilitados a emitirem o título. Até a segunda-feira (2), no entanto, apenas 54.754 deles possuem o documento, um percentual de 11,22% do total. Este é o menor índice registrado pelo TRE desde 2004.

Assim como a regularização do título, a emissão do documento pode ser feita pela internet, por atendimento presencial nos cartórios, ou pelo serviço itinerante.

O Núcleo de Atendimento Virtual ao Eleitor (Nave) pode ser acessado pelo site do TRE-BA, pelo telegram (@maiatrebot) e pela central telefônica (71) 3373-7000, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Fonte: Da Redação NamidiaNews com informações de g1

Comente com Facebook