PUBLICIDADE

Parlatório – Por Rodolfo Albuquerque

unnamed (14)

UBALDINO E SUAS ESTRATÉGIAS

Já dizia Maquiavel em sua obra “O príncipe”, que o bem deve ser feito aos poucos para ser sempre lembrado, mas o Ex-Prefeito Ubaldino Júnior (PMDB) com base nesse principio, criou uma lógica de oposição que ele tem empregado desde quando saiu da Prefeitura de Porto Seguro em 2003. A lógica de que a lapada nos adversários deve ser feita em doses homeopáticas, ou melhor, a cada edição do seu programa de rádio semanal.

É evidente que Ubaldino não é o único nem o primeiro a empregar essa estratégia, tampouco será O último. As suas criticas as gestões de Jânio Natal (2005-2009) e de Gilberto Abade (2009-2013), transformaram a vidas dos Prefeitos num inferno, haja vista que a cada semana, o bom e velho Uba sempre tirava um coelho da cartola para atazanar a vida de seus desafetos políticos ocasionais. Claro que o papel da oposição se faz fundamental na boa política, mas como empregá-lo bem é um fator determinante para o sucesso ou não de determinada estratégia política.

Desde seu afastamento da Prefeitura de Porto, passando pelo período de ‘molho’ das disputas e o seu ressurgimento como comunicador, Ubaldino conseguiu empregar bem a sua lógica, tanto que suas lapadas, ou melhor, criticas, contribuíram de forma significativa para o desgaste político tanto de Jânio, quanto de Abade, este último sendo especialmente atacado. O desgaste político gerado (com amplo apoio e trabalho do peemedebista) acabou por culminar na inviabilização das candidaturas a reeleição de ambos os gestores.

Ubaldino, raposa velha da política, emprega a mesma estratégia contra a Prefeita Cláudia e de forma ainda mais apimentada, muitas vezes apelando para a chacrinha e fugindo do bom jornalismo, abordando suas criticas de forma ácida e até mesmo desrespeitosa em certos momentos.

MAS POR QUE ATACAR CLÁUDIA DE MANEIRA TÃO SEVERA E SISTEMÁTICA?

A resposta é simples.

Desde as eleições de 2000, quando o próprio Ubaldino foi reeleito Prefeito de Porto Seguro, que a cidade não vê um gestor ser reeleito. Foi assim com Bira, então Vice-Prefeito de Ubaldino e que assumiu a Prefeitura em 2003, que tentou a reeleição em 2004 sem êxito. Também foi assim com Jânio Natal, que desistiu de disputar a reeleição em 2008, em virtude do desgaste do seu governo. E foi assim também com Abade, que chegou a registrar a candidatura, mas abriu mão de sua reeleição em 2012, pela mesma razão que Jânio abdicou da disputa 4 anos antes.

Com a Prefeita Cláudia Oliveira (PSD), tudo indica que o jogo será bem diferente. Ao contrário dos demais, Cláudia tem fortalecido as suas articulações e movimentações políticas, através da ação do seu marido, o Deputado Estadual Robério Oliveira (PSD), que está montando uma verdadeira locomotiva eleitoral para a disputa de 2016, com a construção de ampla aliança partidária e uma sólida base de pré-candidatos(as) a vereador(a). Isso faltando mais de um ano para o início da campanha, o que certamente é um indicativo que ela não vai correr do páreo, como fizeram seus antecessores.

Além disso, Cláudia tem intensificado de maneira estratégica as ações da gestão em setores vitais. Além de trabalhar, está divulgando de forma maciça as ações do governo, até mesmo em emissoras de TV aberta.

Em resumo: visto que Cláudia não vai sair mesmo da disputa e que entrará com todo gás para disputar a reeleição, Ubaldino tem aumentado os ataques e dando voz a boatos de toda ordem para tentar acentuar um possível desgaste da Prefeita e tentar tornar a candidatura inviável, mas já são claros os sinais de que essa estratégia dará com os burros n’água, afinal de contas, o casal Oliveira não entra em disputa para brincadeiras.

AGORA É PORTO!

Trabalhando a todo gás, o Vereador Danilo Suprilar (PSB) tem solidificado seu projeto de se tornar uma candidatura alternativa de oposição para a disputa pela Casa da Lenha em 2016. Lançou recentemente o grupo “Agora é Porto”, composto pelo PSDC, PPL, PTC e PTdoB, que já está filiando pré-candidatos a Vereador e há rumores de que o parlamentar e pré-candidato a Prefeito já está de malas prontas para o PSDC, visando disputar a Prefeitura pela legenda. Comendo pela beiradas, Danilo tem construído seu nome de forma habilidosa e podendo ser, como já coloquei aqui mesmo em outra publicação, uma peça importante no tabuleiro político da oposição e também da situação.

ULDURICO PREFEITO?

Tem crescido o comentário de uma possível candidatura do jovem Deputado Federal Uldurico Pinto (PTC) a Prefeito de Teixeira de Freitas em 2016. O parlamentar foi o Federal mais votado da cidade em 2014, com 10.951 votos ou 19,25% dos votos válidos e já tem engrossado o tom do discurso de oposição ao Prefeito João Bosco (PT). Com uma atuação dedicada em Brasília em seu primeiro mandato, Uldurico Júnior é filho do Ex-Deputado Uldurico Pinto e integrante da família Pinto, uma das mais tradicionais famílias da política no extremo-sul baiano.

Com a confirmação dessa hipótese, Uldurico deixaria de ser o ‘plano B’ do Ex-Prefeito Ubaldino Júnior (PMDB) para a disputa pela Prefeitura de Porto Seguro e entraria com força no cenário político de Teixeira, como uma opção viável na disputa.

NÃO HÁ EPIDEMIA

Em resposta a rumores de uma suposta epidemia de Dengue, a Secretaria de Saúde Porto Seguro afirmou em nota que estão sendo intensificadas as ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti e de conscientização sobre as doenças transmitidas. Do inicio do ano até o dia 17 de julho, foram 332 casos suspeitos e 23 casos confirmados de dengue, além de 36 casos suspeitos da Febre Chikungunya e 965 casos suspeitos do Zika Vírus, sem qualquer confirmação. A Secretaria ainda destacou que equipes multidisciplinares estão atuando ativamente na eliminação de focos de reprodução do mosquito e no trabalho de conscientização sobre as doenças, como também, o uso intensivo e localizado do carro fumacê nas áreas com índice de infestação do mosquito e casos confirmados.

FRASE DO DIA: A boa educação é moeda de ouro. Em toda parte tem valor. (Padre Vieira)

Leia mais

PUBLICIDADE