
Desde o mês de fevereiro, as máquinas da prefeitura estão trabalhando na maior obra de pavimentação asfáltica da história do município.
O conjunto de obras entregues nessa quinta-feira, 1º de maio, no Complexo de Bairros Frei Calixto, realizadas em parceria União/Estado/Município já determinou um profundo impacto positivo na paisagem do local e muito maior ainda no amor próprio dos moradores da localidade, o que representa muito mais que a contrapartida pelo imposto pago.
Foi o que se pode observar durante a grande festa de inauguração, nesta quinta-feira, Dia do Trabalhador. Enquanto caminhava pelo conjunto Vista Alegre I e II o grupo formado pelas autoridades foi interrompido por uma pequena e representativa passeata de estudantes, com faixas, cartazes e até cartolinas, pedindo a construção de uma nova escola no Cambolo.
As autoridades desceram dos carros e conversaram com os manifestantes. O grupo era formado especialmente por crianças e jovens, vivamente interessados em ter sua escola de qualidade. É que, com a chegada de tantas outras construções, com o fim da lama de da poeira, eles também querem uma escola que se equipare aos demais equipamentos comunitários.
O nome disso é cidadania.
A atual escola, pelo que se pode constatar, só não foi construída pelos jesuítas, que chegaram com os portugueses, porque aqueles religiosos sentavam-se na praia ou em clareiras para suas atividades, junto aos indígenas mais amistosos à presença dos estranhos.
Daí já estou dizendo o quanto há de abandono, de outros gestores do período contemporâneo, que passaram em Porto Seguro e propositalmente esqueceram-se de construir as tão necessárias escolas de qualidade.
E esta visão nem é minha, só reproduzo aqui a fala, muito apropriada e pertinente, da prefeita Cláudia Oliveira. Durante a cerimônia de entrega desse importante conjunto de equipamentos comunitários, o mesmo grupo levantou um faixa reivindicando a escola do Cambolo e ela prontamente garantiu a construção.
Muito empoderada da sua responsabilidade, Cláudia Oliveira garantiu aos estudantes: “Eu vou construir a escola; melhor seria que os antigos gestores a tivessem feito, não permitindo que vocês esperassem tanto tempo, porque a geração de seus pais e as mais antigas não puderam ser beneficiadas”.
O mais curioso é que o grupo de estudantes, de forma educada, imediatamente baixou a faixa, sem nenhuma pressão externa. O gesto me pareceu que a palavra de Cláudia Oliveira tem um valor significativo para aqueles jovens. Afinal, eles e o seus pais jamais viram ser construídas no Complexo Frei Calixto nenhuma obra tão relevante para o uso da comunidade.
Mais que tudo, essas obras trouxeram às comunidades do Complexo Frei Calixto a auto-estima perdida a tantos anos para drogas piores que a cocaína e o crack. Perdidas para o abandono dos gestores, para a corrupção desenfreada que levou para “o quinto dos infernos” o dinheiro que deveria ser investido em melhorias para a comunidade.
Só para lembrar, Cláudia Oliveira tem dezesseis meses de governo em Porto Seguro e um reconhecido trabalho realizado em seu município. Neste 1º de Maio foi entregue a Quadra Poliesportiva do Trabalhador; o Conjunto de 500 casas populares, a Avenida do Trabalhador, com 20 mil metros quadrados de pavimentação asfáltica e a Ciclovia.
Ao fim do evento, dezenas de pessoas, especialmente mulheres, algumas até com seus filhos no colo, ou amamentando, fizeram questão de apertar a mão da prefeita, em solidariedade.
Era como se dissessem: “Eu acredito em você”. E olha que mulheres costumam ter valores familiares muito mais arraigados que os homens. Frequentemente, digo que “mulher marca território”, portanto, estava ali a solidariedade de quem se identifica com as mudanças que após 514 anos estão ocorrendo em Porto Seguro.
por Rose Marie Galvão (rosemarie@portal08news.com)