Na última quarta-feira (4), a Polícia Civil da Bahia deflagrou a Operação Harpia, que resultou na prisão de seis pessoas suspeitas de envolvimento em um esquema de furto de gado e abate clandestino nas regiões Sul e Sudoeste do estado.
Durante a ação, foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão em açougues — dois em Pau Brasil e 12 em Porto Seguro — onde também foram encontrados os presos nos bairros Cambolo, Baianão e no distrito de Pindorama.
Entre os detidos está uma mulher apontada como responsável pela logística de aluguel dos veículos usados para transportar o gado furtado. As investigações mostram que o grupo vinha agindo há cerca de cinco anos, causando um prejuízo estimado em R$ 2 milhões a produtores locais.
Segundo as investigações, os animais eram levados de fazendas mais isoladas durante a madrugada, abatidos de forma irregular e vendidos por preços abaixo do mercado — inclusive através de açougues que davam aparência de legalidade à carne.
A polícia apreendeu carne armazenada de forma irregular, equipamentos usados no abate clandestino e documentos que podem apontar outros envolvidos. Os suspeitos vão responder por furto qualificado, infrações sanitárias e crimes contra as relações de consumo.
A operação segue em andamento com o objetivo de identificar mais participantes no esquema.
Comente com Facebook