O primeiro foguete novo do Japão em 12 anos não conseguiu decolar nesta terça-feira, o que pode ser um golpe na esperança do país de obter uma fatia maior na multibilionária indústria de lançamento de satélites.
Esse foi o segundo revés para o foguete Epsilon este mês. Um lançamento anterior foi adiado por causa de uma falha de computador. Nenhuma explicação foi divulgada de imediato sobre o problema desta terça-feira, ou quando o lançamento pode ser tentado novamente.
A contagem regressiva no Centro de Lançamento de Uchinoura foi transmitida ao vivo pela Internet, com comentários em inglês e em japonês. Mas, ao final da contagem regressiva, nada aconteceu.
A Jaxa, agência espacial do Japão, disse depois que o lançamento foi interrompido ao faltar 19 segundos. A mídia japonesa disse que uma “irregularidade” foi detectada.
O foguete de três estágios Epsilon, nomeado como a quinta letra do alfabeto grego, tem de 24,4 metros de altura, cerca de metade do tamanho do muito utilizado foguete japonês H2A. Ele pesa 91 toneladas e tem sido apontado como uma nova alternativa de baixo custo.
O foguete foi programado para lançar um telescópio ao espaço para a observação do sistema solar.
Analistas disseram que não estava imediatamente claro qual impacto o fracasso teria sobre as ambições do Japão em lucrar com a indústria internacional de lançamento de satélites.
“Este era o primeiro voo e já foi adiado uma vez e agora será adiado novamente”, disse Yukihiro Kumagai, analista da Jefferies & Co Securities, em Tóquio.
“Inevitavelmente, isso irá levantar algumas questões, mas no geral, é pouco provável que tenha muita influência”, acrescentou, observando que o Epsilon não está programado para outro voo até 2015.
Por: Reuters
Comente com Facebook