Em recente pesquisa feita pelo ministério do turismo grande parte dos Brasileiros planeja conhecer alguma região do Nordeste. Mais de 55% dos entrevistados apontaram a região como roteiro de viagem.
O secretário do Turismo, Domingos Leonelli, ressalta que a Bahia é o principal destino da região, com um fluxo de 5,8 milhões de turistas, sendo 5,3 milhões de brasileiros de outros estados e 558 mil estrangeiros.
Na Bahia Porto Seguro é um dos principais destinos pelo fator histórico e de lazer apontados pela pesquisa, por ser uma acidade de características únicas e com forte atrativo hoteleiro.
Visitar o sítio histórico da Cidade Alta é quase uma obrigação para os milhares de turistas que chegam a Porto Seguro – cidade Monumento Nacional instituída por decreto presidencial em 1973. Primeiro núcleo habitacional do Brasil, Porto Seguro, além de ostentar o marco do Descobrimento, desempenhou papel importante nos primeiros anos da colonização. São desta época prédios históricos que podem ser visitados durante o dia ou apreciados à noite, quando sob efeito de iluminação especial.
O município de Porto Seguro conta com um extenso litoral, cerca de 85 km, de praias de areia fina, branca e sem nenhum tipo de poluição, que está dividido pela foz do rio Buranhém, rio que conta com cerca de 500 m de largura na sua foz, em litoral norte e sul. O litoral norte possui uma infra-estrutura de nível internacional e o litoral sul também está chegando a esse nível.
A cidade é hoje considerada um dos mais importantes pontos turísticos do Brasil, recebendo turistas oriundos do centro-sul do país e de países como Argentina, Portugal, Estados Unidos da América, Israel e França. O lugar conta também com uma ou duas dezenas de hotéis de luxo e centenas de hotéis e pousadas menores, mas de boa qualidade e ainda com um aeroporto internacional com capacidade para o pouso de aviões de porte semelhante aos dos Boeing 767 e Airbus A310.
Por esses fatores a cidade esta na lista entre as 10 cidades mais lembradas do Brasil.
Fabio Del Porto com Ministério do Turismo
Comente com Facebook