Na semana passada, uma moradora de Trancoso, distrito de Porto Seguro, divulgou um vídeo onde repudia a falta de cuidadores para crianças especiais nas escolas.
Conforme a denúncia, mesmo com as aulas presenciais tendo seu início na segunda-feira (14), não há cuidadores para os alunos autistas ou portadores de deficiências físicas e mentais, além de também não haver auxiliar de classe para ajudar os professores nas escolas de Trancoso.
“Tenho certeza que quase toda a região de Porto Seguro também está com essa deficiência”, diz a mãe.
Assim, no vídeo, a mulher cobra uma ação da prefeitura, da Secretaria de Educação e dos vereadores do município. “Peço as autoridades de Porto Seguro que nos ouçam e nos deem uma solução”, afirma a nota que acompanha o vídeo.
“Deixo aqui a minha nota de repúdio ao descaso com a EDUCAÇÃO INCLUSIVA de Trancoso-Porto Seguro/Ba”, continua o texto.
“Não é de hoje que o nosso distrito vem sofrendo com a Secretaria de Educação de Porto Seguro, inclusive eu já fui vítima da mesma quando o meu filho iniciou no ensino público da cidade, com a FALTA DE CUIDADOR, que ainda é, até hoje, uma falha nesse sistema!! E não! Não iremos mais tolerar essa falta de inclusão das nossas crianças ATÍPICAS! Sendo elas autistas ou portadoras de alguma deficiência física ou mental!”, conta a moradora.
Por fim, por meio da nota, a mulher clama: “NÓS QUEREMOS CUIDADORES e cuidadores CAPACITADOS!! Não aceitamos menos que isso!”
Resposta da prefeitura
Posteriormente, em um outro vídeo, a mãe afirmou que a Prefeitura de Porto Seguro entrou em contato com ela dizendo que “até quarta-feira já vai ser solucionado o problema”.
“Agora é esperar até quarta-feira para ver se o caso foi solucionado”, diz a moradora, que demonstrou cautela ao afirmar já ter recebido falsas promessas quanto ao assunto no passado.
Comente com Facebook