A história de superação da baiana Josélia Santos da Silva, de 65 anos, emocionou moradores da Bahia após ela conquistar uma vaga na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), mais de quatro décadas depois de ter deixado a escola.
Moradora do bairro Fazenda Grande 4, em Salvador, Josélia foi aprovada no curso de Bacharelado Interdisciplinar em Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas. O retorno aos estudos aconteceu após incentivo da filha, a professora Jovelina Santos da Silva Uzêda, de 40 anos.
Segundo a estudante, ela interrompeu os estudos ainda em 1979, quando cursava a sétima série do Ensino Fundamental. Após o casamento, dedicou a vida à família, ao trabalho como costureira e à criação dos filhos, mas nunca abandonou o hábito da leitura.
Mesmo longe da sala de aula durante décadas, Josélia ajudou na alfabetização dos filhos em casa e manteve o sonho de voltar a estudar vivo. Em 2023, incentivada pela família, decidiu retomar os estudos por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Colégio Estadual Luiz José de Oliveira, concluindo o Ensino Médio em 2025.
Após finalizar essa etapa, ela realizou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e participou do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), garantindo a aprovação na UFRB.
Atualmente, Josélia divide a rotina entre Salvador e Santo Amaro, cidade onde fica o campus do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (Cecult). Durante a semana, permanece no interior para acompanhar as aulas e retorna à capital baiana nos fins de semana.
A história ganhou grande repercussão nas redes sociais por representar perseverança e mostrar que nunca é tarde para recomeçar e investir na educação.