Depois de “Porto Seguro: história de uma esquecida capitania”, o escritor e jornalista Roberto Martins nos oferece um romance editado pela portuguesa Chiado, com versão impressa e para e-book.
O lançamento em Porto Seguro será no próximo dia 8 de fevereiro, às 19 horas, no salão da livraria APOEMA que fica no Porto Plaza Shopping, na Avenida 22 de Abril próximo ao Trevo do Cabral, no centro da cidade.
A história do livro se passa na imaginária cidade de Matópolis, sul da Bahia e conta as peripécias do comerciante José Eleutério originário de São Paulo, que se transforma no Mão-de-Ouro e se elege prefeito. Fará uma profícua administração, modernizando tudo.
Seus planos são grandes: tornar-se importante líder político da região, da Bahia e, quiçá, do Brasil, aspirando um dia ir morar no Planalto central. Para isso, ele monta a mais eficiente equipe de gestão, todos acostumados aos jeitinhos brasileiros, e ciosos de grandes responsabilidades. Faz muitos planos.
Projeta obras suntuosas e caras, afinal as comissões precisam ajustar-se às dívidas de campanha a pagar; e faz programas para transformar a urbe numa verdadeira cidade do pão e circo!
Todos felizes e de barriga cheia, especialmente governantes e os empresários acostumados a viver neste país, verdadeira ‘propinocracia’, como ele costuma dizer.
A conturbada administração, a reeleição de Mão-de-Ouro e de seu incansável deputado doutor Pandolfo, a adesão do grande líder aos esquemas do coronelismo no estado, e as peripécias da gestão, tornam incerto o seu futuro. Quem vencerá? A história vai contar.
Comente com Facebook