Depois de entrar nas plataformas de streaming, “Minha Natureza”, segundo álbum do cantor, compositor e violonista baiano Isaac Moreira, terá show oficial de lançamento no palco do Centro de Cultura de Porto Seguro. O artista estará acompanhado dos músicos Sacha Bittar (percussão) e Zeca Maretzki (flauta), recriando o clima do disco, que dialoga com diferentes gêneros da música brasileira, mergulhada nos ritmos afro-brasileiros, num repertório que se completa com composições que conversam com a proposta estética e poética do trabalho. O evento acontece no dia 5 de julho, às 20h, com entrada gratuita – ingressos podem ser retirados antecipadamente via Sympla (acesse aqui).
Nascido em Salvador e criado no sul da Bahia, Isaac reside em Santa Cruz Cabrália e transcreve na música um caminho de forte influência do violão brasileiro, com estilo marcado pela improvisação instrumental. Com sonoridades que refletem as influências da MPB clássica de Baden Powell, Dorival Caymmi, Mateus Aleluia e Chico Buarque, junto às inventividades de Geraldo Azevedo, Caetano Veloso e Hermeto Paschoal, Isaac agora também incorpora na sua obra as suas mais recentes e vastas pesquisas de percussão e de ritmos dos rituais do candomblé. Vassi, agueré, jicá, ijexá e barravento aparecem nas oito faixas do novo álbum: quatro delas com letra e outras quatro instrumentais.
Em “Minha Natureza”, além de assinar todas as composições e arranjos, o artista canta, toca um violão protagonista e divide a produção musical com Lenis Rino – este também responsável pela gravação, mixagem e masterização. Nas gravações, em formação minimalista, os instrumentos se completam com a percussão de Marcelo Bottini e Lenis Rino e a flauta de Zeca Maretzki. É deste modo que o disco ressoa a MPB tradicional, com uma estética setentista – que até poderia ser chamada de vintage ou old school.
“O álbum faz um resgate dos elementos rítmicos da cultura afro-brasileira, extremamente presente na Bahia. Nesse processo, resgato minha própria essência, minha identidade e minha natureza enquanto músico brasileiro e baiano”, resume Isaac Moreira. “As letras e sonoridades trazem reflexões sobre a nossa própria existência, os nossos conflitos internos, o desconhecido, a superficialidade do mundo moderno e a nossa volta à origem – ao aconchego. Na elaboração dos arranjos, experimentei os ritmos e sonoridades ancestrais por meio do violão clássico, em diálogo com instrumentos de percussão e a flauta. Cada faixa cria uma paisagem musical única, usando minha liberdade criativa e meu desejo de reconexão com aquilo que é essencial”, descreve o artista.
Completando as ações do projeto do disco, o artista vai ministrar o workshop-conversa “Da Criação à Gravação”, sobre o processo criativo e produção musical do trabalho. A atividade gratuita, a ser realizada no dia 1º de julho, das 15h às 17h, também no Centro de Cultura de Porto Seguro, propõe uma troca entre artistas independentes, estudantes e demais interessados, abordando desde o processo composicional até os caminhos da gravação, com foco especial na experimentação dos ritmos afro-brasileiros dentro de arranjos autorais para voz, violão, percussão e flauta.
A partir desta jornada, Isaac busca circular por mais cidades da Bahia e de outros estados brasileiros, apresentando seu novo show a diferentes públicos. Novidades de agenda estão a ser anunciadas em breve.
Este projeto foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar no 195, de 8 de julho de 2022.
TRAJETÓRIA – Isaac Moreira começou a compor e cantar na adolescência. Ainda nessa época, despertou seu interesse pelo violão e aprendeu, de forma autodidata, a tocar o instrumento que se tornou sua grande paixão. Nascido em Salvador e criado no sul da Bahia, ele retornou à cidade natal em 2004, onde se graduou em licenciatura em Música com habilitação em Violão pela Universidade Católica do Salvador (UCSal). Durante seu período na capital, atuou como violonista em variadas frentes, além de ter estabelecido parcerias que resultaram na formação dos duos de violões Dueto do Mato e Duo Aro. De volta à Costa do Descobrimento em 2012, começou a se apresentar com sua voz e violão em diversos palcos, incluindo shows em homenagem a Vinicius de Moraes e a Dorival Caymmi.
Lançou seu primeiro álbum, “Marés”, em 2016, acompanhado por Sérgio Boré, um dos percussionistas mais reconhecidos do Brasil. Desde então, em paralelo à carreira solo, vem participando de projetos com artistas e da cena cultural da região, a exemplo do grupo Buranhém Choro Clube, do qual é violonista desde 2024 e com o qual participou de importantes eventos como o Festival Jazz Trancoso.
Em 2024, realizou o espetáculo “Entre Marés” no palco do Teatro do Sesc Porto Seguro, especialmente preparado para apresentar um recorte do seu repertório autoral, com destaque para canções inéditas que agora fazem parte do segundo disco, “Minha Natureza” (2025).
ISAAC MOREIRA – “Minha Natureza” = Lançamento digital
Quando: 18 de junho
Onde: Plataformas de streaming
= Workshop-conversa “Da Criação à Gravação”
Quando: 1º de julho, 15h às 17h
Onde: Centro de Cultura de Porto Seguro
Quanto: Gratuito Classificação indicativa: 16 anos Apoio: Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB)
Show de lançamento Quando: 5 de julho, 20h
Onde: Centro de Cultura de Porto Seguro
Quanto: Gratuito – sujeito à lotação Ingressos podem ser retirados antecipadamente via Sympla (acesse aqui)
Classificação indicativa:
Livre Acessibilidade: Interpretação em Libras, guia-vidente e audiodescrição do programa
Apoio: Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB)
Comente com Facebook