Tempestade Isaías deixa 5 mortos ao passar por costa leste dos EUA

Imagem de satélite mostra Isaías minutos antes de tocar o solo no dia 3 de agosto
Imagem de satélite mostra Isaías minutos antes de tocar o solo no dia 3 de agosto (Foto: Divulgação/Nasa)

Nessa terça-feira (4), a tempestade tropical Isaías matou ao menos cinco pessoas em sua passagem pela costa leste dos Estados Unidos, sendo que diversos moradores tiveram suas mortes atribuídas a quedas de árvores.

Mario Siles, de 60 anos, foi encontrado dentro de uma van “com ferimentos na cabeça e no corpo”, disse uma porta-voz do Departamento da Polícia de Nova York. Ele foi declarado morto no local.

No estado de Delaware, uma mulher de 83 anos foi localizada embaixo de um tronco em um lago perto da casa dela, contou Jason Hatchell, da polícia estadual.

No condado de St Mary, no sul de Maryland, um motorista morreu após uma árvore cair sobre o teto do veículo em que ele estava.

Ao menos duas pessoas morreram quando um tornado atingiu um estacionamento de trailers em Windson, na Carolina do Norte. Outros 12 indivíduos ficaram feridos e foram levados a hospitais.

Uma moradora da região contou à emissora WRAL que se escondeu no banheiro com os dois filhos. “Não tivemos muito tempo para reagir quando ele [Isaías] finalmente chegou. Foi tudo muito rápido”, disse Desaree Pike. 

“Por falta de uma palavra melhor, foi um inferno. Você não consegue pensar em mais nada a não ser abraçar as crianças e esperar que não destrua a casa”, descreveu ela.

A tempestade destruiu diversas linhas de energia e mais de 3 milhões de norte-americanos ficaram sem luz, segundo o PowerOutage.US, projeto que monitora quedas de energia no país.

Fenômeno perigoso

O que torna o Isaías particularmente perigoso é a velocidade com que ele se move. Na tarde de terça-feira, a tempestade seguia em direção norte-nordeste a 64 km/h – assim, ela chegou a registrar ventos de 80 km/h.

Esse rápido movimento significa que o Isaías não deve enfraquecer em seu caminho, conforme o meteorologista Chad Myers. Além disso, pode haver tornados com pouco ou nenhum tempo de aviso para buscar abrigo.

“Se você receber um alerta [de tornado] em seu celular, preste atenção”, recomendou Myers. “Você pode ter menos de 20 minutos em tempestades como essa.”

O Isaías tocou o solo como um furacão de categoria 1 na segunda-feira (3), perto da praia de Ocean Isle, na Carolina do Norte. Entretanto, no dia seguinte, foi rebaixado para uma tempestade tropical. Dessa forma, ele segue rumo ao Canadá.

Fonte: Da Redação Namidia News com informações de CNN

Comente com Facebook