Pai deixou filho de 3 anos de cueca na neve

Duo Duo, com apenas 3 anos, faz exercícios na neve vestindo somente uma cueca Foto: Reprodução Mail Online

O chinezinho He Tide acabou de completar 4 anos, mas já se tornou uma celebridade da internet. Num vídeo, visto por milhões de pessoas, ele aparece chorando e implorando por um abraço, enquanto corre pela neve, numa temperatura de -13°C, vestindo apenas uma cueca. O registro foi postado pelo seu pai e provocou um debate mundial sobre a paternidade. Em entrevista ao “Mail Online”, publicada neste domingo, o pai do menino, o empresário He Liesheng explicou que o calvário na neve (filmado num feriado em Nova York) era apenas uma pequena parte de seu regime de educação infantil extraordinária.

Se tudo sair como planejado, o garoto, apelidado de Duo Duo (“mais mais”, em português), vai entrar numa universidade top com 10 anos de idade. Liesheng se diverte ao se auto-denominar o Pai Águia, comparando: “Como uma águia, eu empurro o meu filho até o limite para que ele possa aprender a voar”. Ele admite, no entanto, que sua técnica tem causado crises no casamento: “A mãe só quer que ele ser um menino normal. Mas eu quero que ele seja excepcional”.

Duo Duo tremendo de frio na neve de Nova York Foto: Reprodução Mail Online

O caso dessa família é um nítido exemplo da pressão exercida sobre as crianças na China moderna, da política do país de filho único e sua mentalidade “ficar rico”. O chinês de 44 anos disse que acredita que sua abordagem deve ajudar o filho a ganhar um lugar na universidade Tsinghua University, a melhor do país.

Duo Duo, que completou 4 anos no último sábado, segundo o pai já está mostrando sinais de ser um gênio. O menino começou a estudar numa escola privada de elite, onde só há crianças de 6 anos em diante. Suas horas, depois do colégio e nos fins de semana são preenchidas com um calendário exaustivo de natação, esqui, patinação, xadrez e aulas de artes marciais, que visam torná-lo “inteligente, forte e destemido”. Seu pai, obsessivamente, gerencia sua vida com uma escala meticulosa e detalhada que cobre cada minuto de seus dias, a partir do momento em que acorda, às 6h, até a hora de dormir, às 20h30.

Comparação com tropa americana

Orgulhoso de seus métodos, Liesheng chega a traçar um bizarro paralelo com as tropas americanas enviadas para matar Osama Bin Laden, no Paquistão, ano passado: “Essas tropas foram especialmente treinadas. Eles eram a elite. Da mesma forma, acredito que a maneira que eu estou levantando o meu filho vai torná-lo especial e melhor do que todos os outros”.

Sobre o episódio na neve de Nova York, o empresário diz que o fez por três razões: “Primeiro, eu queria fazer algo para celebrar o Ano Novo Chinês (em 22 de janeiro). Em segundo lugar, fiz isso porque a China está se desenvolvendo muito rápido e eu quis mostrar que se uma criança pode aceitar esse tipo de educação extrema, eles podem superar quaisquer dificuldades que o futuro reserva. E terceiro, eu fiz isso porque eu quero Duo Duo seja forte”.
Ele disse que não esperava uma repercussão tão negativa. “Mas eu não me arrependo do que fiz e gostaria de fazê-lo

He Liesheng com o filho Duo Duo, agora com 4 anos Foto: Reprodução Mail Online

novamente. Ou talvez outro tipo similar de exercício para torná-lo mais forte”. O Pai Águia garante que preparou o filho para as atividades no gelo, com um aquecimento com roupas, para evitar seu congelamento. Ele também afirma ter negociado com Duo Duo. “Tivemos a sua permissão para fazer aquilo. Essa é a minha maneira de criar meu filho e eu acho que é uma boa maneira de educar uma criança bem-sucedida. Eu não me importo com a reação negativa”.

[yframe url=’http://www.youtube.com/watch?v=iORoPWwtM2s&feature=player_embedded’]

Comente com Facebook