Kim Jong-un é chamado de ‘gênio militar’ em seu aniversário

Novo lider sucedeu seu pai, falecido aos 69 anos no dia 17 de dezembro de um ataque cardíaco

Kim Jong-un (de preto e ao centro)nasceu no dia 8 de janeiro, mas as autoridades norte-coreanas nunca mencionaram o ano de seu nascimento.

A Coreia do Norte comemorou neste domingo o aniversário de seu novo líder, Kim Jong-un, com a divulgação de um documentário que qualifica de “gênio dos gênios” em estratégia militar o filho mais novo de Kim Jong-il, falecido em dezembro.

O documentário divulgado pela televisão estatal mostra Kim Jong-un em um tanque dando instruções a soldados do exército, da marinha e da força aérea. “O respeitado camarada Kim Jong-un conhece perfeitamente todas as estratégias militares e (…) manifesta excelentes qualidades de chefe militar”, afirma o documentário, ao comentar a alegria dos soldados diante de seu comandante.

As datas de nascimento de seu pai Kim Jong-il, 16 de fevereiro, e de seu avô Kim Il-sung, 15 de abril, que governaram a Coreia do Norte com mão de ferro, são dois dos feriados mais celebrados do país.

O documentário faz parte da campanha da imprensa estatal, a única que existe na Coreia do Norte, que tentar criar um culto da personalidade do novo líder, como ocorreu com seu pai e avô.

O documentário afirma que Kim Jong-un redigiu sua primeira tese militar aos 16 anos e que dorme apenas três ou quatro horas por noite. “Nosso grande general Kim Jong-il (…) o chamava de gênio dos gênios em ciência militar”, afirma o documentário, que ressalta que Kim tem a mesma personalidade e a mesma autoridade de seu pai e de seu avô.

 

EM

Comente com Facebook