Homem tenta incendiar mesquita e atira em dois idosos na França

Mesquita na França
Mesquita em Bayonne, na França, sofreu tentativa de atentado nesta segunda-feira (28) — Foto: Iroz Gaizka/AFP

Um homem de 84 anos foi preso nesta segunda-feira (28) em Bayonne, sudoeste da França, ao tentar incendiar uma mesquita da cidade e atirar contra outros dois idosos que tentaram pará-lo. Ao fugir, o criminoso ainda ateou fogo em um carro.

Os dois idosos baleados – um de 74 e o outro de 78 anos – ficaram gravemente feridos, de acordo com autoridades locais. Segundo o jornal local “Sud Ouest”, um deles foi baleado no pescoço. O outro, no braço.

Os policiais cercaram os arredores da mesquita e encontraram botijões de gás e um galão de gasolina. As forças de segurança detiveram o autor do crime, identificado como Claude S., em casa.

Autor foi candidato

O jornal “Le Parisien” informa que o criminoso se candidatou para o conselho do departamento Pyrénées-Atlantiques nas eleições regionais francesas de 2015 – cargo similar ao de vereador – pelo partido nacionalista Front National, atual Rassemblement National. Ele não se elegeu.

A líder do partido, Marine Le Pen – candidata derrotada à Presidência da França em 2017 – repudiou o ataque à mesquita em mensagem no Twitter.

“É um ato absolutamente contrário a todos os valores trazidos pelo nosso movimento. Esses crimes devem ser tratados com a mais total severidade”, cobrou.

Fonte: G1

Comente com Facebook