PUBLICIDADE

Homem tem 75% do crânio feito por impressora 3D

APÓS SOFRER ACIDENTE E PERDER PARTE DO OSSO, AMERICANO PASSOU POR CIRURGIA PARA COLOCAR IMPLANTE.

073188-skullApós sofrer um acidente e perder 75% de seu crânio, um americano passou por uma cirurgia para colocar um implante em sua cabeça. A notícia não teria nada de muito polêmico, fora o acidente em si, não fosse por um detalhe: o implante que substituiu a estrutura do osso perdido pelo homem foi criada por uma impressora 3D.

A tecnologia recebeu a aprovação da Food and Drug Administration (FDA), órgão dos Estados Unidos responsável pelo controle de alimentos e medicamentos comercializados no país, em fevereiro deste ano. Mas esta foi a primeira vez que uma cirurgia do tipo ocorreu.

072898-skull

Desenvolvido pela empresa Oxford Performance Materials, o implante demorou duas semanas para ser produzido. Antes, foi preciso escanear o crânio do americano para que fosse possivel criar uma réplica digital. A cópia é feita de um material chamado polietercetonacetona (ou PEKK) que, segundo especialistas, é o mais adequado para implantes humanos. A prótese também possui diversos furos em sua textura para estimular o crescimento das células e dos ossos do paciente.

A OPM acredita que este tipo de implante também pode ser usado para reparar outras áreas do corpo, como braços e pernas. Pacientes com tumor ósseo e vítimas de acidentes de carro podem ser ajudadas com essa nova tecnologia, segundo a companhia.

“Conseguimos a aprovação para criar implantes cranianos porque era a necessidade mais urgente, mas este é apenas o começo. Vamos agora trabalhar, sistematicamente, com todo o corpo humano, em um esforço para entregar melhores resultados com menor custo para o paciente e para o profissional de saúde”, disse o presidente da companhia Scott DeFelice, na época em que a tecnologia foi aprovada.

Época Negócios

Comente com Facebook

Leia mais

PUBLICIDADE