Nesta quarta-feira (2), o Ministério da Defesa da Rússia anunciou que as tropas de Vladimir Putin tomaram o controle da cidade de Kherson, no sul da Ucrânia. O prefeito Igor Kolykhayev, por outro lado, garante que a cidade está sob controle ucraniano. Ainda assim, as autoridades afirmam que a região está cercada por militares russos.
Caso o domínio russo seja confirmado, Kherson seria a maior cidade ucraniana sob o controle da Rússia até agora. Esta quarta-feira marca o sétimo dia desde o início da invasão russa à Ucrânia, que começou no dia 24 de fevereiro.
Durante a noite de terça-feira (1º), o posto e a estação de trem da cidade já estavam sob domínio dos russos. O caminho seria importante para as tropas de Putin conseguissem chegar até a cidade de Odessa, um polo portuário.
Situação de Kharkiv
A cidade de Kharkiv, a segunda maior da Ucrânia, sofre novos bombardeios russos nesta quarta. Segundo a BBC, o prefeito Igor Terekhov afirmou que o município está “parcialmente cercado”. Na manhã de hoje, um míssil atingiu prédios da polícia, do Serviço de Segurança da Ucrânia e também da Universidade Nacional de Karazin. Pelo menos quatro pessoas teriam morrido no ataque.
Na terça, a cidade já tinha sido atingida pelas forças militares da Rússia. Um prédio do governo regional foi alvo dos mísseis russos e o ataque deixou pelo menos 10 mortos e 35 feridos, segundo Anton Herashchenko, assessor do Ministério do Interior da Ucrânia.
Dmytro Kuleba, ministro de Relações Exteriores da Ucrânia, afirmou que o ataque russo foi bárbaro e relatou que os mísseis atingiram a Praça da Liberdade, além de distritos residenciais na cidade de Kharkiv. “Putin é incapaz de derrotar a Ucrânia. Ele comete mais crimes de guerra por fúria e mata civil inocentes”, disse Kuleba. “O mundo pode e precisa fazer mais. Aumentem a pressão, isolem a Rússia totalmente!”
Fonte: Yahoo! Notícias
Comente com Facebook