O prefeito Kenoel Viana já assinou convênio com o Governo do Estado e em breve a população Guaratinguense será beneficiada com o prgrama MedCasa, que tem o objetivo de garantir o acesso a medicamentos essenciais para pacientes com diabetes e hipertensão.
Guaratinga tem uma grande área de zona rural e por isso o prefeito percebeu a necessidade do programa para o município. “Com o MedCasa pessoas que moram em lugares bem remotos e de difícil acesso vão receber o medicamento que for preciso em sua residência” ressaltou Kenoel.
O PROGRAMA
Desenvolvido pela Sesab em parceria com o Ministério da Saúde, o Programa Medicamento em Casa beneficia pacientes de baixa renda de 32 municípios baianos. A ação busca não só assegurar o acesso dos pacientes aos medicamentos que tanto necessitam – já que os mesmos não terão mais que se deslocar para as unidades de saúde -, mas contribuir para um melhor acompanhamento do estado de saúde de portadores de doenças crônicas como hipertensão e diabetes, assistidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Para ter acesso ao programa, o paciente tem que ser referenciado pela Estratégia Saúde da Família (ESF), ser atendido em uma Unidade Saúde da Família (USF), fazer um cadastro no Programa Saúde da Família (PSF) e passar por avaliação de um médico, que vai decidir pela prescrição do medicamento.
A distribuição dos medicamentos é feita pelos Correios, em formato semelhante ao da entrega de cartas e o prazo para recebimento é de até quatro dias.
Joara Nascimento
Assessoria de Comunicação
Comente com Facebook